Reitor apresenta dados sobre a Ufes a representações políticas capixabas

03/06/2019 - 16:04  •  Atualizado 01/11/2022 09:23

O reitor da Ufes, Reinaldo Centodecatte, e a vice-reitora, Ethel Maciel, receberam na manhã desta segunda-feira, 3, o deputado federal Sérgio Vidigal e o assessor parlamentar Marcos Soares, representando o deputado federal Da Vitória, para uma reunião na qual foram apresentados dados gerais sobre a Universidade e os impactos que o corte, anunciado pelo Governo Federal no início de maio, provocou à instituição.

A reunião também contou com a presença de pró-reitores, gestores e técnicos da Ufes.

O reitor apresentou dados relacionados à estrutura da Universidade, receita e despesas, graduação e pós-graduação, assistência estudantil e extensão, além do Hospital Universitário e de projetos de destaque em nível nacional e internacional.

“É uma infraestrutura grande para manter e é esse recurso para manutenção que estão cortando. Não dá para perdermos verba de custeio”, afirmou Centoducatte.

“Muitas pessoas pensam que somos apenas uma escola de 3º grau, com salas de aula, alunos e professores. Mas a Ufes é muito mais que isso”, destacou a vice-reitora.

O deputado Sérgio Vidigal, que compõe uma comissão criada para acompanhar as atividades do Ministério da Educação, colocou-se à disposição para defender as instituições federais de ensino.

“Quero agradecer por essa ‘aula’. É muito importante conhecermos esses dados. Vamos mostrar aos parlamentares para que eles também conheçam um pouco mais o que funciona em uma universidade e como funciona. Vamos ajudar a difundir isso. De fato, muitas pessoas pensam que, na universidade, só há aulas. Aprendi muito aqui hoje e me coloco à disposição da instituição e da educação como um todo”, disse o deputado.

Texto e foto: Thereza Marinho