Reitor da Ufes abre fórum técnico de auditores internos do MEC, em Vitória

A Associação Nacional dos Servidores Integrantes das Auditorias Internas do Ministério da Educação (Fonai-MEC) realiza em Vitória, a partir de terça-feira, 5, o seu 48º Fórum Técnico (FonaiTec). O fórum reunirá cerca de 120 auditores de instituições federais de ensino e pesquisa de todo o país, vinculadas ao MEC.

O reitor Reinaldo Centoducatte participará da solenidade de abertura do evento, que ocorrerá às 9 horas. O evento será realizado no Hotel Comfort e se encerra na sexta-feira, 8.

A chefe da Auditoria Geral (AG) da Ufes , Santinha Maria Girardi Gottlieb, destaca que o fórum técnico busca capacitar os integrantes das auditorias internas das instituições federais de ensino e qualificar as atividades do setor para o aperfeiçoamento da gestão pública. Segundo ela, a AG – órgão técnico de controle vinculado ao Conselho Universitário – atua no assessoramento da gestão, para que alcance o bom desempenho de suas funções e responsabilidades.

O reitor Reinaldo Centoducatte destaca a importância das auditorias nas universidades: “É uma ferramenta importante que possibilita a transparência, de modo que as organizações públicas mantenham o cumprimento das exigências e recomendações legais, visando oferecer respostas efetivas à sociedade”.

A programação do fórum inclui diversas palestras técnicas relacionadas ao ambiente de controle e transparência da gestão nas instituições federais de ensino. Mais informações podem ser obtidas em http://fonai-mec.com.br/2013/.

Texto: Luiz Vital