Reitor da Ufes integra grupo para buscar soluções financeiras para universidades

17/05/2018 - 10:59  •  Atualizado 23/05/2018 11:35

O reitor Reinaldo Centoducatte vai integrar o grupo de trabalho formado por representantes do Ministério da Educação (MEC) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para debater e buscar soluções financeiras sustentáveis voltadas ao ensino superior público no Brasil.

A criação do grupo foi anunciada nesta quarta-feira, 16, em Brasília, pelo ministro da Educação, Rossieli Soares. O anúncio foi feito durante um encontro do ministro com os representantes da Andifes, na reunião do Conselho Pleno do órgão.

Após a reunião, Rossieli Soares explicou como o grupo de trabalho anunciado vai atuar. “Este grupo terá cinco representantes da Andifes e técnicos do MEC para fazer uma construção coletiva, efetiva, de como discutir, debater os problemas, para encontrar soluções conjuntas. Vamos discutir, inclusive, o orçamento de 2019 para chegar a soluções diversas para os problemas que estão sendo apresentados” explicou.

De acordo com o ministro, a equipe se reunirá regularmente para elaborar um calendário de atividades, que sejam voltadas aos objetivos coletivos da Andifes e do MEC, apresentando soluções para as demandas do ensino superior. O ministro informou ainda que, em setembro ou outubro, poderá haver um debate final conjunto entre o MEC e reitores das universidades que fazem parte da Andifes.

Interesse mútuo

O presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, reforçou que o sistema de universidades públicas federais desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do Brasil e que deve ser formado por equipes qualificadas para atuação em todas as áreas de ensino, produzindo conhecimento para que o país se desenvolva em todas as áreas. Ele defendeu o interesse mútuo entre o MEC e as universidades no sentido de avançarem para atender de modo mais eficiente a expectativa da sociedade.

“Hoje tivemos a oportunidade de estabelecer um importante diálogo com o ministro, que abriu a possibilidade de trabalharmos em parceria. Decidimos construir um grupo de trabalho que busque soluções necessárias às instituições, para que continuem cumprindo esse papel fundamental de oferecer educação superior pública de qualidade, produzir conhecimentos científicos de ponta e interagir com setores da sociedade que precisam usar a inteligência instalada nas universidades para enfrentar os grandes desafios que temos hoje na nossa nação”, completou.

Com informações e imagem do Ministério da Educação.