Reitor participa de encontro para o reconhecimento de diplomas entre Brasil e Portugal

21/03/2013 - 18:04  •  Atualizado 21/03/2013 18:06
Diploma

Por Thereza Marinho

O reitor Reinaldo Centoducatte participou nesta quarta-feira (20), no Ministério da Educação, em Brasília, do encontro realizado entre os ministros da Educação em exercício, Henrique Paim; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp; e o ministro da Educação e Ciência de Portugal, Nuno Crato.

No encontro foi realizada a assinatura de um convênio entre a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (Crup) para acelerar o reconhecimento, revalidação e equivalência dos graus e títulos acadêmicos emitidos por instituições dos dois países.

Entre os objetivos estão a formalização de princípios para a agilização dos processos e a formalização de acordos bilaterais entre as instituições envolvidas. Participam do acordo 12 universidades brasileiras, entre elas a Ufes, e 16 portuguesas.

Engenharia e arquitetura serão as primeiras áreas contempladas. Os representantes das instituições agendaram para o dia 25 de abril uma reunião de trabalho sobre o tema.

No evento, Nuno Crato também ministrou uma palestra sobre as políticas públicas para educação vigentes em Portugal. Entre as iniciativas apresentadas estão ações voltadas à melhoria da qualidade da educação básica e ao fortalecimento da educação profissional.