Reitor visita obras do novo datacenter da Ufes: “Investimento mais importante dos últimos anos”

24/01/2024 - 18:39  •  Atualizado 29/01/2024 15:17

O reitor Paulo Vargas (na foto, verificando o projeto) visitou o prédio da Superintendência de Tecnologia da Informação da Ufes (STI) na manhã desta quarta-feira, 24, para acompanhar o andamento das obras do novo datacenter da Universidade. Com inauguração prevista para o início de março deste ano, a nova estrutura permitirá melhor prestação de serviços digitais para as comunidades acadêmica e externa, incluindo conectividade, processamento e segurança dos dados armazenados.

Iniciadas no dia 11 de abril de 2023, as obras são realizadas pela empresa Zeittec e custeadas com o orçamento da Ufes, totalizando R$ 11,02 milhões. O datacenter concentra os equipamentos de rede, computadores corporativos (servidores) e equipamentos de armazenamento e processamento de dados da Universidade. Além de atender a comunidade acadêmica, o datacenter abriga o ponto de presença da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), responsável por prover acesso à internet aos Institutos Federais de Ensino e à Metrovix, rede que interliga diversos órgãos estaduais.

“É o investimento mais importante que a Universidade fez nos últimos anos. Já há muitos anos que não tínhamos um investimento desse tamanho na área de dados. O importante é que tenhamos um serviço de qualidade para beneficiar a comunidade universitária e a população de um modo geral, que é atendida por instituições conectadas à rede lógica que a Ufes abriga”, afirma o reitor.

Segurança

Segundo o superintendente de Tecnologia da Informação, Renan Teixeira, o principal ponto da modernização foi ampliar a segurança dos dados pessoais e da Universidade, tendo em vista as diretrizes do Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI) do governo federal, regulamentadas em 2023 por meio da Secretaria de Governança Digital do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

“O PPSI foi o balizador do novo datacenter. O ambiente antigo, ainda de 1982, não era capaz de prover essa segurança”, afirma Teixeira. Entre as diversas melhorias na estrutura do ambiente, o superintendente destaca a reforma elétrica (com substituição de todo o cabeamento e aquisição de dois geradores), a proteção contra incêndios (incluindo paredes, teto, portas e cabos), o sistema de refrigeração específico e o acesso via leitura facial. Há, ainda, um avançado sistema de monitoramento para que os serviços funcionem ininterruptamente.

“Isso significa que, se surgir um problema na conectividade ou pane de um equipamento, somos capazes de antecipar a resolução da questão antes mesmo da abertura de um chamado”, explica o superintendente.

Na foto acima, o reitor, o técnico em instalação de rede Jonas Reinehr e o superintendente de Tecnologia da Informação, Renan Teixeira, conferem a estrutura do cabeamento. Abaixo, ao lado dos dois geradores.

Novas melhorias

Além do novo datacenter, outras melhorias no setor de Tecnologia da Informação serão entregues em breve para a comunidade universitária. No prédio da STI, o espaço que ainda abriga o datacenter antigo será transformado em uma sala de monitoramento e atendimento ao público, com acessibilidade por rampa e elevador. Há também a intenção, segundo Teixeira, de construir um segundo datacenter direcionado aos pesquisadores da Ufes.

“Hoje temos muitos pesquisadores que utilizam processamento de informação. Então, a ideia é que os professores desloquem seus computadores para um espaço com livre acesso para eles, onde tenham a garantia de que as máquinas funcionarão sem interrupção”, explica.

O serviço de rede sem fio (wi-fi) da Ufes, Eduroam, também passará por melhorias nos próximos meses, segundo o superintendente: em abril deste ano, será iniciada a ampliação do sinal nos Centros de Ensino. “Estamos apenas aguardando a chegada dos equipamentos”, diz Teixeira.

Texto: Leandro Reis
Fotos: Ruth Reis