Relatório final da LOA detalha valores destinados para universidades federais

30/03/2015 - 18:00  •  Atualizado 31/03/2015 17:47

O Congresso Nacional divulgou na última quarta-feira (25) o relatório final da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2015. O texto agora segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. Neste relatório estão detalhes sobre o orçamento destinado ao Ministério da Educação (MEC) e conferir os valores disponibilizados para cada instituição.

O detalhamento dos créditos orçamentários para o MEC pode ser visto no Volume V do texto (disponível no link http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cmo/noticias/loa-2015-parecer-da-cmo-e-relatorio-final-apresentado ), que direciona ao orçamento das Universidades Federais. Neste ponto as informações estão dispostas por sequência de unidade orçamentária.

Revisão

Desde o ano passado, a Administração Central da Ufes vem realizando um trabalho para readequar despesas, como a revisão nos contratos com empresas terceirizadas. Outra medida adotada foi a convocação de professores para desenvolver projetos necessários à instituição em áreas como engenharia e tecnologia da informação que, anteriormente, seriam realizados por empresas terceirizadas.

“Por conta desta gestão, o ajuste fiscal não nos afetou como afetou a outras instituições”, afirma a vice-reitora, Ethel Maciel.

Até o momento, todos os serviços que são necessários e essenciais para o funcionamento da Universidade não foram prejudicados pela redução no repasse de verbas por parte do Governo Federal.

Compromisso

Durante a 108ª reunião extraordinária do conselho pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada na última quarta-feira, 25, o então ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, reiterou o compromisso de garantir recursos financeiros para as universidades federais.

O Governo Federal autorizou a liberação de 1/12 dos recursos destinados às instituições federais a partir de março. A medida permitirá que as instituições, que têm autonomia para gerir seus recursos, normalizem seus calendários de pagamento do custeio e investimentos. Até março deste ano foram repassados às universidades e aos institutos R$ 1,38 bilhões.

Participaram do encontro com o ministro cerca de 50 reitores de universidades federais, entre eles o reitor Reinaldo Centoducatte.

Texto: Thereza Marinho