Relevância social das universidades é tema de destaque do Forplad

23/06/2016 - 18:03  •  Atualizado 24/06/2016 18:13

A relevância social das universidades foi posta em destaque na abertura da reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad) das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), realizada nesta quarta-feira, 22. O evento segue no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras, até esta sexta-feira, 24.

A palestra de abertura do encontro, ministrada pelo reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar de Almeida Filho, trouxe à tona a responsabilidade que as instituições públicas de ensino têm com a sociedade, e o desafio de ser socialmente relevante e, ao mesmo tempo, não abrir mão da excelência acadêmica. Em sua fala, o professor frisou a importância da Extensão Universitária como pilar fundamental no tripé de sustentação das universidades. “O conhecimento que a universidade produz precisa ser colocado ao alcance de quem não tem acesso a ela”, destacou.

A abertura do Fórum contou com a presença do reitor da Ufes Reinaldo Centoducatte, do coordenador nacional do Forplad, Tomás Dias Sant'Ana, e do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes, Anilton Salles.

“Esta é uma oportunidade de compartilharmos experiências positivas que já são realizadas na Ufes e que podem contribuir para outras instituições”, destacou o reitor Reinaldo Centoducatte.

Em consonância com o discurso do reitor da UFSB, a abertura do evento contou ainda com apresentações de dança e música de alunos do projeto de extensão Formação em Dança (Fordan), ligado ao Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). O projeto atua na região de São Pedro, e tem como foco o enfrentamento da violência.

Forplad

O Forplad é um fórum assessor da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), tem caráter permanente e congrega todos os pró-reitores de Planejamento e Administração das Ifes, que se reúnem periodicamente com o objetivo de estudar e propor soluções para os problemas relacionados a estas áreas.

“Este é um fórum extremamente importante, pois reúne a estrutura fundamental das universidades, as pessoas que captam os recursos e organizam os orçamentos das instituições. Se os debates que são realizados aqui conseguirem se estender para outros segmentos das universidades, eles ganham uma força política interna muito grande”, pontuou o professor Naomar de Almeida Filho.

Texto: Patrícia Garcia
Foto: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)