Resolução cria comissão de humanização nas relações de trabalho e prevenção do assédio moral

18/12/2018 - 17:10  •  Atualizado 21/12/2018 11:06

Com o objetivo de zelar pela boa convivência no ambiente de trabalho e prevenir casos de assédio moral nas dependências da Universidade, a Administração Central da Ufes, juntamente com o Conselho Universitário, instituiu  a Comissão de Humanização nas Relações de Trabalho para Estudos e Recebimento de Solicitações para Mediação de Conflitos, Melhoria nas Relações de Trabalho e Prevenção do Assédio Moral. A Portaria 2463/18 foi assinada pela vice-reitora, Ethel Maciel, no dia 21de novembro e objetiva normatizar condutas comportamentais que devem ser instituídas e sustentadas por todos servidores da Instituição, e em especial, pelas lideranças, conforme a Resolução nº 03/2018 do Conselho Universitário.

A Comissão vai atuar em duas frentes. A primeira envolverá o recebimento de reclamações de conflitos no ambiente de trabalho. Recebida a reclamação, a Comissão efetuará o sorteio de um relator que fará a análise preliminar do caso e, em seguida, determinará a forma de condução da demanda, que poderá sugerir a abertura de procedimento administrativo, quando identificados quesitos que configurem infração disciplinar, ou determinará o envio dos autos à Comissão de Ética da Universidade, quando vislumbrada transgressão de conduta ética no serviço público.

A segunda frente vai atuar, preventivamente, com ações de caráter educativo, realizando palestras para a promoção de conscientização humanizadora e conciliadora para todos os servidores. Além de promoções de campanhas educativas, debates, seminários, oficinas e distribuição de cartilhas explicativas e informativas. A intenção é diagnosticar e identificar causas de conflitos e promover melhorias nos processos de organização do trabalho. Os membros da Comissão também vão mapear as iniciativas de humanização já existentes na Universidade e visitarão os setores e serviços da Instituição para  a divulgação do seu trabalho.

A vice-reitora Ethel Maciel ressalta a importância da Comissão que terá um papel preventivo e de orientação aos servidores. “O objetivo é evitar conflitos nas relações interpessoais dos nossos servidores. A Comissão terá um papel educativo para prevenir e inibir hostilidades entre as pessoas, promovendo ações destinadas à manutenção de um ambiente de trabalho saudável, de cooperação e respeito mútuo, evitando ressentimentos e situações constrangedoras”, explica.

Membros

A Comissão é composta por representantes de servidores docentes e técnico-administrativos. São eles: Edirene Rosa de Souza Coninck, membro titular do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes)/servidora do Hucam; Alcimar Fausto Santos Correa, membro suplente do Sintufes/servidor do Hucam; Thiago Drumond Moraes, membro titular da Reitoria/professor do Departamento de Psicologia; Alexsandro Luiz de Andrade, membro suplente da Reitoria/professor do Departamento de Psicologia Social e Desenvolvimento; Magda Ribeiro de Castro, membro titular/professora do Departamento de Enfermagem; Maria Daniela Correa de Macedo, membro suplente/professora do Departamento de Terapia Ocupacional; Valdir da Silva Corrêa, membro titular/servidor do Centro Tecnológico(CT); Rodrigo Pratte Santos, membro suplente/servidor do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Brunela Vieira de Vincenzi, membro titular/professora do Departamento de Direito; e Lorrana Neves Nobre, membro suplente/servidora do Centro de Educação(CE).

Os trabalhos da Comissão serão iniciados a partir do dia 04 de fevereiro do próximo ano e a sua vigência será de dois anos a partir da data de publicação da portaria. O local de atuação da Comissão será definido em breve.

Texto: Jorge Medina