Resultado do Enem 2017 será divulgado na próxima quinta, 18 de janeiro

15/01/2018 - 10:33  •  Atualizado 18/01/2018 10:07

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que irá antecipar a divulgação do resultado do resultado individual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. Os estudantes poderão acessar suas notas a partir do próximo dia 18, quinta-feira.

Os estudantes precisam das notas do Enem 2017 para participar do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018, cujas inscrições estarão abertas entre os dias 29 de janeiro e 01 de fevereiro. Por meio do Sisu, o estudante concorre a vagas nos cursos de graduação de universidades e institutos federais que aderiram ao sistema, entre elas a Ufes.

Em princípio, o Inep e o Ministério da Educação (MEC) haviam informado que as notas do Enem 2017 seriam divulgadas no dia 19 de janeiro. No entanto, na semana anterior à data prevista, a organização do Exame confirmou que irá antecipar a publicação em um dia.

Sendo assim, todos os mais de 4,5 milhões que participaram das provas de novembro poderão consultar suas notas a partir da manhã da próxima quinta-feira, dia 18 de janeiro. Por volta das 9 horas da manhã, seguindo o horário oficial de Brasília/DF, os participantes já poderão acessar a página oficial, no endereço https://enem.inep.gov.br/.

Para acessar as notas, será necessário informar os números do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha cadastrada no ato da inscrição. Caso o estudante tenha esquecido a senha e precise recuperá-la, basta clicar na opção “Esqueci minha senha”, disponível na própria página de acesso ao resultado.

No procedimento de recuperação de senha, o candidato deverá optar por receber a nova chave de acesso através do e-mail ou via celular, tendo que conferir se os dados estão atualizados ou não.

Notas por categorias

As provas do Enem contam com 180 questões de múltipla escolha, além de uma redação de caráter dissertativo-argumentativo. As questões, por sua vez, são divididas em igual número entre quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Na publicação do resultado individual do Enem 2017, as notas serão apresentadas em um quadro com as cinco modalidades: redação e quatro áreas de conhecimento.

A prova de redação foi avaliada de 0 a 1.000 pontos, com cinco competências valendo 200 pontos cada. Os candidatos que cumpriram com as exigências da maior quantidade de competências, obviamente, alcançaram os melhores desempenhos.
As questões de múltipla escolha das quatro áreas de conhecimento foram corrigidas com base na TRI (Teoria de Resposta ao Item). Tal metodologia é diferente daquelas tradicionais, que costuma ter em vestibulares, onde são levados em conta apenas a quantidade de respostas corretas.

Através da TRI, os itens são separados por níveis de dificuldade (fácil, intermediário e difícil). A partir daí, é levada em consideração a hegemonia e qualidade das respostas dos participantes.

Essa qualidade nas respostas é medida de acordo com o equilíbrio na quantidade de acerto dos itens. Pela lógica, os participantes devem acertar uma maior quantidade de perguntas fáceis do que aquelas consideradas difíceis. Seguindo tal lógica, o resultado é sempre favorável.

Um bom desempenho nas provas pode garantir a aprovação nos processos seletivos do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Com informações do Inep/MEC