Revista Universidade: Professora fala sobre educação de gênero

11/07/2016 - 08:45  •  Atualizado 12/07/2016 17:15

A polêmica temática sobre a inclusão da educação de gênero nos planos de educação ocupa espaço nas mídias, nas escolas, nas igrejas, nas universidades e nas conversas informais. No meio acadêmico, é também objeto de pesquisa. Para falar sobre esse tema, a revista Universidade ouviu a professora associada do Centro de Educação Gilda Cardoso de Araújo, para quem “a educação de gênero é uma educação para a cidadania, para o respeito à diferença, à orientação sexual e no que diz respeito ao que se faz com o corpo”.

Professora Gilda é graduada em História pela Ufes, onde também fez o mestrado em Educação e doutorou-se na mesma área pela Universidade de São Paulo. Atuou na Educação Básica como docente, técnica da Secretaria Municipal de Educação (Vitória/ES) e conselheira estadual de educação.

“Eu atuo na formação de professores e há intolerância transvestida de todas as formas, de uma maneira muito incisiva. Quando abordamos essa temática, chegamos, às vezes, a um embate ideológico. Por exemplo, tem algumas religiões que não admitem a educação de gênero. O que temos visto hoje são concepções muito próximas do fundamentalismo religioso, político, moral muito pernicioso para o avanço da educação e da democracia na sociedade brasileira”, disse a professora.

Clique aqui para ler a entrevista completa na edição número 5 da Revista Universidade.

A Revista Universidade é uma publicação da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes. Para divulgar sua pesquisa ou sugerir pautas, envie um e-mail para revistauniversidade@ufes.br