Riccardo Cappi lança em Vitória livro sobre maioridade penal

19/07/2017 - 17:51  •  Atualizado 21/07/2017 09:32

O professor italiano Riccardo Cappi vem a Vitória nesta quinta-feira, 19, lançar seu novo livro “A maioridade penal nos debates parlamentares – motivos do controle e figuras do perigo”. O lançamento é aberto ao público e será realizado às 19 horas, no auditório Manoel Vereza, localizado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras.

Durante o evento haverá uma palestra com o autor, que é doutor em Criminologia pela Université Catholique de Louvain, da Bélgica, e atua como professor titular da Universidade do Estado da Bahia e da Universidade Estadual de Feira de Santana, além de ser professor colaborador da Universidade Federal da Bahia e da Federal do Recôncavo da Bahia. Com experiência na área de Direito, Cappi pesquisa temas que envolvem a criminologia, direitos humanos e racionalidade penal moderna.

A obra é fruto da tese de doutorado de Cappi e aborda uma dos assuntos mais recorrentes na atualidade brasileira: a redução da maioridade penal.

Apontado pelos congressistas como medida de segurança, a redução da maioridade penal é vista por pesquisadores como ineficaz e capaz de gerar uma série de impactos negativos na população jovem.  A partir disso, a obra de Cappi propõe uma análise detalhada sobre o debate do tema no legislativo, tanto sob a ótica os partidos de direita, como dos partidos de esquerda.

Texto: Isabella Altoé (estagiária de Comunicação)