Roda de conversa aborda participação das mulheres na ciência. Evento segue nesta quarta, 23

22/10/2019 - 19:33  •  Atualizado 31/10/2019 15:29

O Laboratório de Ensino de Biologia e o Centro Acadêmico de Biologia da Ufes iniciaram nesta terça-feira, 22, rodas de conversa sobre o tema Mulheres na Ciência. O evento é parte da programação do curso de Ciências Biológicas na Mostra de Ciências e também será realizado nesta quarta, 23, das 16 às 18 horas, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Física, campus de Goiabeiras.

A roda de conversa desta terça contou com a participação das professoras e pesquisadoras Viviana Corte, do Departamento de Ciências Biológicas; Ethel Maciel, vice-reitora e professora do Departamento de Enfermagem; e Claudia Murta, do Departamento de Filosofia.

Durante o evento, elas falaram sobre sua trajetória e os desafios que encontram em trilhar o caminho de pesquisadora em um universo onde a presença masculina ainda é predominante.

Nesta quarta, contarão suas experiências as pesquisadoras Tarsila Gomes, Ívina Santana, Nardelly Gomes e Leni Leite.

O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Participação

Uma matéria publicada pela Revista Universidade no final de 2018 mostrou que as mulheres correspondem a 44% do total de 1.450 docentes que desenvolvem pesquisas na Ufes. Esse índice coloca a Universidade próxima à média percentual de instituições de ensino superior de países como Estados Unidos, França, Dinamarca, Canadá e Reino Unido.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Considerando todo o Brasil, as mulheres são 49% do total de pesquisadores, segundo o relatório Gender in the Global Research Landscape, da editora de literatura médica e científica Elsevier. O relatório se baseia em uma análise da performance científica de homens e mulheres entre 1996 e 2015, feita em 11 países e na União Europeia.

Na foto, as professoras e pesquisadoras Ethel Maciel, Claudia Murta e Viviana Corte.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)