Rogério Faleiros é reeleito diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas

21/07/2017 - 18:42  •  Atualizado 21/07/2017 18:43
O atual diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), professor Rogério Naques Faleiros, foi reeleito para exercer o cargo por mais quatro anos. Sua chapa “Avançando juntos!”, tendo como vice o professor Tárek Moyses Moussalem (atual vice-diretor), obteve 82,3% dos votos válidos.

A segunda colocação ficou com a chapa “Transparência e Criatividade”, composta pelos professores Anderson Soncini Pelisari (diretor) e Aliomar Lino Mattos (vice-diretor), com 17,7% dos votos válidos.  A eleição aconteceu na última quinta-feira, dia 20.

Para Rogério Faleiros, o resultado foi bem expressivo e muito importante para o Centro. “A comunidade acadêmica reconheceu, por meio da eleição, o nosso trabalho como gestores, principalmente em um momento crítico em que o país está passando. Mostrou que estamos no caminho certo”, disse.

Faleiros enfatiza também que os gestores do Centro estão cientes das dificuldades que irão enfrentar nos próximos quatro anos. Acreditam que elas serão maiores do que as atuais, mas reforçam que, com o apoio da comunidade universitária e da Administração Central, os obstáculos serão superados.

Propostas

Entre as propostas para o novo mandato estão: a expansão da pós-graduação; reduzir a retenção e a evasão dos cursos de graduação; aumentar o financiamento de pesquisa junto às agências de fomento; intensificar os esforços de transparência de gestão e de orçamento;  estabelecer política constante de capacitação e aperfeiçoamento do corpo técnico e docente; garantir e ampliar o número de bolsas para os alunos; e estimular maior inserção do CCJE no contexto local, nacional e internacional.

A eleição foi paritária, obedecendo à ponderação de 1/3 para a categoria docente, 1/3 para a discente e 1/3 para a dos servidores técnico-administrativos. Participaram todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu do CCJE, todos os servidores técnico-administrativos do Centro e os professores do quadro permanente lotados nos departamentos do Centro.

Texto e foto: Jorge Medina