Seis programas de pós-graduação estão com seleção aberta em julho. Confira!

30/06/2023 - 16:23  •  Atualizado 03/07/2023 17:17

Seis programas de pós-graduação divulgaram processos seletivos com inscrições abertas em julho. No campus de Alegre, a seleção será feita pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia. Já no de Goiabeiras, as oportunidades são para os programas de Economia, Informática e Oceanografia Ambiental. No campus de Maruípe, os interessados poderão se inscrever para as seleções dos programas de Bioquímica e Doenças Infecciosas.

O ingresso dos aprovados será no 2º semestre letivo de 2023, à exceção dos aprovados para os cursos de mestrado ou de doutorado em Economia, que ingressarão no 1º semestre de 2024.

Confira mais informações abaixo:

Bioquímica (mestrado)

Prosseguem, até 21 de julho, as inscrições para o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBiq). Serão ofertadas 11 vagas para estudantes finalistas e egressos de cursos de graduação em áreas afins à área de concentração do Programa e uma vaga para servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio de acordo de cooperação entre as instituições. A documentação exigida será recebida pelo e-mail abaixo.

Contato: inscricao.ppgbiq@gmail.com

Economia (mestrado e doutorado)

Egressos de cursos de graduação em qualquer área já podem se candidatar ao curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGEco). As inscrições, que prosseguem até 31 de julho, e as provas para a seleção serão realizadas por meio do Exame da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC 2024).

As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma: até dez vagas para candidatos que marcaram o PPGEco-Ufes como uma das opções na inscrição do Exame Anpec, e até cinco vagas para candidatos que prestaram o Exame Anpec, mas não marcaram o PPGEco-Ufes entre suas opções.

Os candidatos não poderão entregar em branco nenhum dos componentes da prova, inclusive Língua Inglesa, mesmo aqueles que forem apresentar outra forma de comprovação de proficiência nesse idioma.

Já para a seleção do curso de doutorado, os candidatos poderão se inscrever de 25 de julho a 25 de agosto, por meio de formulário on-line que será disponibilizado na Página do Programa. Serão ofertadas cinco vagas para estudantes concluintes e egressos de curso de mestrado em economia ou áreas afins que também tenham cursado a graduação nesses cursos.

Os selecionados ingressarão nos cursos de mestrado ou de doutorado  no 1º semestre de 2024.

Contatos: (27) 4009-7712 (mestrado), (27) 3145-5371 (doutorado), e pos.economia@ufes.br

Agronomia (mestrado e doutorado)

De 1º a 16 de julho, estudantes finalistas e egressos de cursos de graduação em Ciências Agrárias, Biológicas, Engenharias ou áreas afins poderão se candidatar às nove vagas oferecidas para o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia. Aqueles que concluíram ou estão próximos da conclusão do curso de mestrado nessas mesmas áreas poderão, também de 1º a 16 de julho, se inscrever para o processo seletivo do curso de doutorado em Agronomia. A documentação exigida deverá ser encaminhada pelo e-mail ppgag.ufes.selecao@gmail.com, após o preenchimento do formulário on-line específico, informado em cada edital (disponível no anexo).

Contato: (28) 3552-8983

Oceanografia Ambiental (doutorado)

A partir de 1º de julho, estarão abertas as inscrições para 14 vagas de doutorado em Oceanografia Ambiental. Os interessados deverão enviar a documentação até 13 de agosto, pelo e-mail abaixo. O público-alvo do processo seletivo são os profissionais que cursaram graduação e mestrado em Oceanografia ou em áreas afins, assim como estudantes finalistas de mestrado que comprovem a conclusão do curso em data anterior à matrícula no Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental (PPGOAM).

Contato: selecao.ppgoam@gmail.com

Informática (doutorado - aluno especial)

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) disponibilizará cinco vagas para alunos especiais nas disciplinas do curso de doutorado. Podem participar da seleção profissionais de nível superior das áreas afins às linhas de pesquisa do PPGI que tenham concluído o curso de mestrado ou que comprovem a conclusão deste curso em data anterior à matrícula no doutorado. As inscrições serão recebidas no período de 3 a 20 de julho, pelo e-mail abaixo.

A critério do colegiado acadêmico, o aluno especial poderá aproveitar disciplinas e créditos cumpridos nessa condição, caso ingresse posteriormente como aluno regular.

Contato: ppgi@inf.ufes.br

Doenças Infecciosas (mestrado e doutorado - candidatos brasileiros e estrangeiros)

No período de 11 a 26 de julho, o Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas (PPGDI) receberá inscrições para o preenchimento de 12 vagas de mestrado e oito de doutorado. Além destas, serão ofertadas três vagas para candidatos estrangeiros. A documentação exigida deverá ser enviada para este e-mail. O curso de mestrado se destina a profissionais graduados nas áreas de Ciências da Saúde e Biológicas. Os candidatos ao curso de doutorado deverão ter também titulação de mestre.

Contatos: (27) 3335-7259 e ppgdi.ufes@gmail.com

Os pré-requisitos, os documentos necessários para a inscrição, as etapas de seleção e outras informações podem ser obtidas nos editais anexados abaixo e nos sites dos respectivos programas de pós-graduação, responsáveis pela realização dos processos seletivos e pela divulgação dos resultados.

Texto: Nábila Corrêa