Semana de Ciência e Jornada de Extensão agitam o campus de Goiabeiras

27/10/2015 - 17:19  •  Atualizado 28/10/2015 17:00

Música, dança, teatro, filmes, palestras, Física, Química, Astronomia. Todos esses ingredientes compõem a programação da Semana de Ciência, Tecnologia, Extensão e Inovação 2015 da Ufes e da III Jornada de Extensão e Cultura, que começaram nesta segunda-feira, 26, e vão até o dia 29 no campus de Goiabeiras.

A Semana de Ciência, Tecnologia, Extensão e Inovação 2015 da Ufes integra a programação da 12ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia - que este ano está sendo realizada na Escola Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, em Vila Velha - e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, que aborda o tema Luz, Ciência e Vida.

Abertura

A abertura foi realizada na tarde de segunda-feira, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras, com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; do diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Douglas Falcão Silva; do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), João Guerino Balestrassi; do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), José Antônio Bof Buffon; e do diretor do CCE, Armando Biondo; entre outras autoridades.

O reitor Reinaldo Centoducatte falou sobre a importância da Semana para a Universidade “A Universidade tem a missão principal de propiciar o ensino e a pesquisa, de forma que possa transformar esse conhecimento em serviços que beneficiem o desenvolvimento do nosso país e em especial do nosso Estado. Então, atividades dessa ordem, que estão associadas diretamente à divulgação, é despertar nas crianças e nos jovens o interesse pelo conhecimento, pela experimentação. É plantar nesse presente uma semente para novos cientistas, novos divulgadores, novos profissionais".

“Uma das grandes dificuldades da Universidade, principalmente na área de pesquisa é ter esse relacionamento direto com a sociedade, com o público não acadêmico, e a Semana é uma oportunidade para que a Universidade se relacione melhor com a sua comunidade”, destacou o diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Douglas Falcão Silva.

Veja algumas das atrações:

- XVII Mostra de Física e Astronomia da Ufes, com shows de Física, experimentos de mecânica, termodinâmica, ondas e magnetismo, em estilo teatral. Sempre das 14 às 15 horas.

- Shows de química com experiências como reações oscilantes, relógio, espoletas, quimiluminescência e serpentes químicas. Quarta-feira, das 10 às 11h; Quinta às 14 horas.

- Planetário de Vitória, com atividades para analisar o céu, a grandiosidade do Universo e aventura do homem na sua exploração. Visitas abertas às 14 horas.

- Museu de Minerais e Rochas, com amostras dos principais minerais existentes, de vários tipos de minérios, de rochas mais comuns no Espírito Santo e no Brasil.

- Mesas de discussão com professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Ufes sobre o tema “Diferentes abordagens no Ensino de Física”.

-  Apresentações de Forró Pé de Serra Sintonia nesta terça, às 20 horas. Na quarta-feira, Voz e Violão às 13 horas e Banda Congo Jacaraípe. Na quinta-feira, encerramento às 19 horas com a Banda Rasta Congo e às 20 horas com a Banda Forró Pé de Serra.

Confira a galeria de fotos das atividades na página da Ufes no Facebook: www.facebook.com/ufesoficial

Texto: Daniella Camilo (bolsista de projeto de Comunicação)
Foto: Ana Carolina Sabino