Semana do Conhecimento começa com apresentações orais de projetos de extensão

21/10/2019 - 18:16  •  Atualizado 22/10/2019 19:07

A Semana do Conhecimento teve início nesta segunda-feira, 21, no campus de Goiabeiras, com as apresentações orais (foto) dos candidatos ao Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina, realizadas na sala de seminário do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis), no campus de Goiabeiras. As apresentações fazem parte da VII Jornada Integrada de Extensão e Cultura, que integra a programação da Semana e aborda o tema Extensão e sustentabilidade: a bioeconomia como prática extensionista.

Saiba mais sobre a Semana do Conhecimento na edição 549 do jornal Informa.

Ao todo, 71 resumos dos quatro campi da Ufes foram inscritos. Desses, 21 foram pré-selecionados para as comunicações orais. Ao final, um trabalho do campus de Alegre, um de São Mateus, um de Maruípe e dois de Goiabeiras serão selecionados e cada um dos cinco autores receberá o prêmio Maria Filina, que será entregue no dia 25, às 9 horas, em uma tenda montada em frente ao Teatro Universitário.

A Jornada tem por objetivo apresentar as atividades realizadas pela extensão universitária da Ufes. A programação completa está disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão: proex.ufes.br.

Mostra de Ciências

Além da Jornada de Extensão, tem início nesta terça-feira, 22, a Mostra de Ciências, organizada pelo Centro de Ciências Exatas (CCE). O evento vai até sexta-feira, 25, e busca ampliar o interesse dos estudantes de ensino médio pelas áreas de Ciências Exatas e Tecnologias.

“A ideia da Mostra é que todo mundo sinta a ciência de forma lúdica. Os trabalhos buscam se relacionar com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é bioeconomia. Ou seja, como a ciência pode se relacionar com as diversas atividades econômicas”, afirma o professor de Física da Ufes Thiago Bueno, que é um dos coordenadores da Mostra.

As atividades estão concentradas nos edifícios do CCE e ocorrem das 8 às 12 horas e das 13 às 20 horas, entre os dias 22 e 24; e se encerram às 17 horas no dia 25. A programação completa está disponível em mostradeciencias.ufes.br.

Mostra de profissões e pesquisas

A Semana do Conhecimento acontece até sexta-feira, 25, paralelamente à 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que, neste ano, tem como tema Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável. O evento reúne também a Mostra de Profissões e a Jornada de Iniciação Científica. A participação é aberta ao público e gratuita.

Na Mostra de Profissões, será possível conhecer os cursos de graduação ofertados pela Universidade, com visitas aos laboratórios e às salas de aula. A Mostra desperta amplo interesse de escolas e estudantes, especialmente os de ensino médio: no ano passado, cerca de 13 mil crianças e adolescentes de 300 escolas públicas e particulares do estado visitaram a Ufes. Clique aqui e veja toda a programação preparada por cada departamento.

Outro grande evento da Semana, a XXIX Jornada de Iniciação Científica da Ufes apresentará cerca de mil trabalhos de todas as áreas do conhecimento expostos em forma de pôster. As atividades serão realizadas no campus de Goiabeiras (com trabalhos dos campi de Goiabeiras e de Maruípe), entre os dias 23 e 25; no campus de Alegre, no dia 25; e no campus de São Mateus, em 6 de novembro. Clique aqui e veja a programação.

Texto: Lidia Neves e Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina