Semana do Conhecimento da Ufes começa dia 16. Projetos e pesquisas abertos ao público

A partir do dia 16 de outubro, as pesquisas e os projetos de extensão desenvolvidos por professores e estudantes da Ufes deixam as salas de aula e ocupam outros espaços dos campi para uma grande mostra que poderá ser visitada por toda a comunidade acadêmica, por estudantes do ensino fundamental e médio e pelo público em geral. Trata-se da Semana do Conhecimento da Ufes, que acontecerá de 16 a 19 de outubro nos campi de Goiabeiras e Maruípe, em Vitória; dia 19 no campus de Alegre; e entre 29 de outubro e 1º de novembro no campus de São Mateus.

O evento integra a programação da XV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano aborda o tema Ciência para a redução das desigualdades e será realizada de 15 a 21 de outubro, em todo o País.

A abertura oficial da Semana do Conhecimento da Ufes será no dia 17, às 9 horas, no auditório Rosa Maria Paranhos, no Centro de Ciências da Saúde (campus de Maruípe). Na ocasião, haverá uma apresentação cultural, e o professor Athelson Bittencourt fará uma palestra sobre Museu de Ciências da Vida e a Tecnologia da Plastinação a serviço da redução das desigualdades.

Após a palestra, os visitantes poderão conhecer as atividades do Laboratório Inovação em Saúde (Lais) e do Núcleo de Voz do Espírito Santo (Vozes), que estará presente para tirar dúvidas e orientar sobre boas práticas de saúde vocal.

Segundo o coordenador da Semana do Conhecimento, professor Armando Biondo, o evento propicia mais que uma grande troca de experiências nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. “Esses eventos mostram a contribuição da ciência para o êxito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o papel integrador da difusão e da popularização da ciência nos processos de inclusão social”, afirma.

Dia C

A abertura da Semana do Conhecimento da Ufes no dia 17 de outubro está integrada ao Dia C da Ciência, dia de mobilização nacional promovido pelo Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. O Dia C da Ciência tem por objetivo realizar atividades para sensibilizar e informar a sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas nas universidades e nos institutos tecnológicos e como estas influenciam o cotidiano de todo cidadão.

A Semana do Conhecimento da Ufes abrange o Circuito de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia – Rota da Ciência; o Dia C da Ciência; a Mostra de Profissões; a Jornada de Iniciação Científica; e a Jornada Integrada de Extensão e Cultura. A novidade deste ano é a inclusão da Mostra VerCiência, com exibição gratuitamente no Cine Metrópolis de filmes e vídeos com temáticas de ciência e tecnologia.

Em 2017, os diversos eventos atraíram cerca de 15 mil pessoas aos campi da Ufes.

Texto: Letícia Nassar

Categoria:
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.