Semana do Conhecimento: Programação movimenta o campus de Goiabeiras

19/10/2016 - 22:31  •  Atualizado 20/10/2016 17:22

Muitas atividades atraíram a atenção dos visitantes que participaram da Semana de Conhecimento da Ufes nesta quarta-feira, 19. O dia começou com uma roda de conversa que abriu a Jornada de Extensão e contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; do coordenador geral da Semana do Conhecimento, professor Armando Biondo Filho; da pró-reitora de Extensão da Ufes, Angélica Espinosa; do pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Renato Tamires; da representante da ArcelorMittal, Vera Bernabé; e do diretor Técnico-Científico e de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Rodrigo Rodrigues.

Durante todo o dia, as tendas que abrigam a Jornada de Extensão e Cultura e a Jornada de Iniciação Científica receberam diversos estudantes interessados nos projetos da Universidade, principalmente do ensino médio que buscam saber mais sobre os cursos, projetos e formas de ingressar no ensino superior.

Confira algumas das atrações:

Planetário

A equipe do Planetário preparou uma tenda especial para os visitantes, onde o monitor explica como funciona o universo usando imagens projetadas no teto de forma que os visitantes possam simular a experiência de estar dentro do espaço. É possível ver as estrelas, o sistema solar e as galáxias. Alunos de ensino médio interessados pelo curso de Física participaram da ação, que também contou com a presença de crianças que se encantaram com o mundo da ciência.

Show de Química

A apresentação do Show de Química (foto) foi coordenado pelo professor Honério Coutinho que, por meio de experiências químicas, buscou demonstrar para alunos do ensino médio e visitantes uma visão diferente sobre a química. O estudante de ensino médio, Bleno, conta que o show foi muito interessante e instrutivo, pois mostra a diferença da química de sala de aula que tem como base as matérias teóricas.

Universidade Aberta a Terceira Idade (UnATI)

O projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI), do curso de Serviço Social, fez uma apresentação de dança com um grupo de idosos. O projeto busca contribuir para a ascensão da cidadania do idoso na sociedade através de projetos de dança e minicursos. “Trazer as pessoas para a universidade no núcleo é uma boa oportunidade para imersão dos idosos que não tiveram a oportunidade de estudar na Ufes” conta a voluntária do projeto Esther Tavares.

Núcleo de ciências

Alunos da rede estadual juntamente com graduandos de Química da Ufes apresentaram seu projeto Experimentoteca Pública, um programa especial da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) que oferece experiências laboratoriais sobre Física, Química e Biologia aos estudantes de escolas estaduais. Os trabalhos realizados nos laboratórios são apresentados em feiras e semanas nacionais. Uma das estudantes de ensino médio participantes do projeto manifestou: “Na sala de aula aprendemos a teoria, o que é meio chato. Aqui, temos o prazer de ver o que realmente acontece, misturamos as áreas de humanas e exatas e conversamos sobre as desigualdades sociais, que é um assunto importante no momento e intensificamos nosso conhecimento conhecendo assuntos que estão além da escola”.

Medicina Veterinária de Alegre

Estudantes do curso de Medicina Veterinária do campus de Alegre apresentaram o projeto Ações em Educação e Saúde, no qual os integrantes realizam teatros e palestras para crianças, e visitam escolas caracterizados de animais de estimação, com intuito de conscientizar sobre o cuidado e a saúde de seus animais. Este mês, o projeto realiza ações atreladas ao Outubro Rosa, fazendo campanhas sobre a prevenção do câncer de mama nos animais, alertando para o fato que as aplicações de hormônios (como a vacina para o cio) são os maiores causadores de câncer de mama e infecções uterinas. Para combater melhor a doença, é preciso um diagnóstico precoce.

A Semana do Conhecimento da Ufes será realizada até esta sexta-feira, 21. Para conhecer a programação completa, clique aqui e acesse a edição do jornal Informa que traz todas as informações sobre o evento.

Texto: Ana Luisa Monteiro (estagiária de Comunicação)
Foto: Lucas Santos (estagiário de Comunicação)