Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais reúne 600 pessoas na Ufes

23/10/2013 - 13:33  •  Atualizado 24/10/2013 14:00

Por Thereza Marinho

Cerca de 600 pessoas estão participando do VI Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais Brasileiras: contextos dos 10 anos da Lei 10.639/03, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Ufes no Teatro Universitário.

A abertura do evento foi realizada na manhã desta quarta-feira, 23, com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; da coordenadora geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais do Ministério da Educação, Ilma de Jesus; do secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves; do subsecretário de Estado de Direitos Humanos, Perly Cipriano; do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior; da secretária Municipal de Educação de Vitória, Adriana Sperandio; e do secretário Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória, Marcelo Nolasco de Abreu, entre outras autoridades.

Para o reitor Reinaldo Centoducatte o seminário aborda um tema relevante, pois os perfis e os indicadores da escola brasileira ainda revelam graves distorções que afetam o desempenho e a formação qualificada dos estudantes, reproduzindo nas salas de aula as desigualdades presentes na sociedade.

"A exclusão, a reprovação, a evasão, a relação diferenciada por conta da visão e dos conceitos dominantes sobre as raças, exige um continuado e profundo debate que provoque ações movidas pela cidadania e pela perspectiva de uma nova escola. Este seminário oferece a possibilidade de reunir educadores, pesquisadores e gestores educacionais em torno de uma questão de tamanha importância para o desenvolvimento humano e a formação escolar transformadora", destacou.

O seminário vai até sexta-feira, dia 25, e pretende contextualizar as práticas de combate ao racismo contra a população negra e debater a Lei 10.639/03 – sobre o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. O debate será dividido em três eixos: Políticas Públicas, Práticas Educativas e Aplicabilidade da Lei 10.639/2003 nos diferentes campos do conhecimento.

Durante o evento serão realizadas conferências, ciclo de palestras, mesas redondas, grupos de trabalho, oficinas e minicursos, além do lançamento de livros e publicações relacionados ao tema. Paralelamente haverá exposições na BibliotecaCentral, no Teatro Universitário e no IC-IV.