Seminário Escutar a Escrita apresenta pesquisas de graduação em Artes

03/07/2019 - 17:54  •  Atualizado 05/07/2019 10:05

O Seminário de Pesquisa na Graduação Escutar a Escrita apresenta os projetos e processos de pesquisa acadêmica desenvolvidos pelos estudantes de Artes Plásticas (bacharelado) e Artes Visuais (licenciatura) da Ufes. O evento será realizado nesta sexta-feira, 5, das 8 às 18 horas, no Auditório do Centro de Artes (Cemuni 4, campus de Goiabeiras), e é aberto a qualquer pessoa interessada. Haverá emissão de certificados para os participantes.

A ideia nasce a partir do projeto de ensino Escrita em Artes, do Programa Institucional de Apoio Acadêmico (Piaa) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), coordenado pelos professores Aline Dias e Diego Rayck, e da disciplina de Projeto em Artes, ministrada por Rayck neste semestre. O projeto vem sendo realizado desde 2017 e visa estimular a leitura e fornecer apoio à produção textual no contexto da pesquisa sobre/em artes. "É visível o entrosamento progressivo dos participantes com a leitura e a escrita. Esse resultado está diretamente vinculado à prática de estudo em grupos, o que abre espaço para a maior autonomia discente e conduz ao estreitamento do convívio acadêmico", afirma o professor.

Com participação ativa dos estudantes na concepção, na organização e na produção do evento, o seminário busca divulgar as pesquisas dos discentes, como forma de inserção prática dos futuros pesquisadores, artistas e professores. "Esperamos que o evento, como o nome evidencia, estabeleça um espaço para a escuta da pesquisa, para a troca de saberes, para o convívio acadêmico no sentido mais rico do termo, aumentando o diálogo entre estudantes e evidenciando a produção discente dos cursos de artes para toda a comunidade universitária", aponta Rayck.

Sessões

Serão apresentados 17 projetos e pesquisas realizados como Iniciação Científica ou Trabalho de Conclusão de Curso. As sessões contarão com a moderação de pesquisadores atuantes na universidade e em instituições culturais.

Na primeira mesa, com moderação da professora do Centro de Educação da Ufes Julia Rocha, serão apresentados projetos de pesquisa que envolvem métodos e processos relativos a práticas de ensino, produção artística e reflexão filosófica. Em seguida, serão abordadas pesquisas sobre desenho e o cruzamento com experiências no espaço, escrita e outros campos de conhecimento, como a Biologia, com moderação do artista e professor do Departamento de Artes Visuais Lincoln Guimarães.

A terceira sessão, no início da tarde, será moderada pela pesquisadora e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Ufes Karenn Amorim, com projetos que abordam corpo, questões de representação e experiências de performance e intervenção urbana. Finalizando o seminário, serão apresentados três relatos de pesquisas de Iniciação Científica, sobre as relações da arte com cinema, plano acústico e novas mídias, além de dois projetos de pesquisa sobre retratos negros e prolongamentos entre cinema e instalação. A moderação será realizada pelo artista, também mestre pelo PPGA e coordenador da galeria Homero Massena, Nicolas Soares.
Os organizadores lembram aos participantes para levarem canecas, a fim de evitar o uso de descartáveis.

Conheça a programação completa:

Mesa 1 – 8h - Moderação: Profª. Julia Rocha

- Vivian Siqueira Gomes: A importância das diferenças de planos de ensino
- Aline Mattos de Souza: Proposta didático-pedagógica: A contribuição da arte para o desenvolvimento de alunos com encefalopatia crônica não progressiva
- Luiza Sartori: Baterias como matéria e suporte
- Piêtra Araújo: O papel da linguagem na crítica artística de Gerd Bornheim

9h30 - Intervalo para café

Mesa 2 – 10h - Moderação: Prof. Lincoln Guimarães Dias

- Jéssica Sampaio: Cadernos de desenho como espaço (d)e experiência periférica
- Jakslaine Silva da Penha: Diário, desenho e escrita
- Sulamita Marques Correia da Rocha: O olhar e as manifestações no ecótono Biologia-Arte: terreno de construção de conhecimento
- Guilherme Camacho: Desenhar versos: a poesia como desenho a partir da construção de imagens mentais