Servidores e estudantes responderão a pesquisa avaliativa sobre a Universidade

01/11/2017 - 14:28  •  Atualizado 06/11/2017 16:38

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Ufes realiza entre os dias 6 e 10 de novembro a pesquisa avaliativa sobre a Universidade, envolvendo servidores docentes, servidores técnicos e estudantes. A pesquisa será feita via e-mail e faz parte do processo de levantamento das fragilidades e potencialidades da instituição relativas ao ano de 2017. O passo seguinte da CPA é o diagnóstico e a produção do Relatório de Autoavaliação Institucional da Ufes – RAI 2017. A pesquisa terá a participação das Comissões de Autoavaliação Institucional dos Centros de Ensino (CPACs) e apoio operacional da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) da Ufes.

A presidente da CPA/Ufes, professora Eliana Zandonade, ressalta que a comissão buscará envolver o número mais representativo possível de membros da comunidade universitária no processo de avaliação institucional interna de 2017. Por meio da CPA, a Ufes está integrada ao sistema nacional de avaliação institucional. De acordo com Eliana Zandonade, o processo avaliativo é muito importante porque registra as fragilidades que podem ser corrigidas por meio de posterior planejamento. A identificação das potencialidades também permite, segundo ela, que a Universidade consiga consolidar e aprimorar as ações bem-sucedidas.

Reflexão e debate

A presidente da CPA considerou “muito proveitoso” o Seminário Avalia Ufes (foto), realizado em 19 de outubro, com a participação de professores, servidores técnicos, estudantes, gestores e convidados. Participaram cerca de 80 pessoas, com representantes de diferentes setores acadêmicos e administrativos. “O balanço é muito positivo, porque se tratou de um produtivo momento de reflexão e debate acerca dos problemas conjunturais e específicos que afetam a Universidade”, pontuou a professora.

“Uma questão assinalada no seminário é a necessidade da comunidade se expressar e manter contato permanente com as instâncias de gestão”, destacou. Os participantes, segundo ela, observaram que foi a primeira vez que ocorreu evento semelhante na universidade, em que foi produzida a devolutiva de um processo de avaliação, inclusive com transmissão ao vivo para os campi de Alegre e São Mateus, viabilizada pela Secretaria de Ensino a Distância (Sead) da Ufes.

De acordo com a presidente da CPA, os métodos aplicados na avaliação de 2016 deverão ser aperfeiçoados em 2017, objetivando torná-los mais abrangente e participativo. O seminário Avalia Ufes 2016 teve a participação, entre outros palestrantes, do professor José Henrique de Faria, ex-reitor da Universidade Federal do Paraná, que abordou a questão “O que é avaliação? – Importância e papel de um Sistema Interno de Avaliação”. Eliana Zandonade salientou que o seminário mostrou elevada interação entre os participantes nos debates, envolvendo diferentes setores da Universidade.

Coordenação

A CPA/Ufes é responsável pela coordenação dos processos de avaliação, de sistematização e apresentação de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação é um processo que tem caráter formativo, de compromisso coletivo e diagnóstico, e seu objetivo é indicar para a comunidade universitária as potencialidades e fragilidades da instituição. A CPA busca promover a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, fundamentada nos princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Texto: Luiz Vital
Edição e foto: Thereza Marinho