Simpósio de Microscopia e Microanálise reúne pesquisadores a partir de domingo

06/09/2016 - 17:44  •  Atualizado 12/09/2016 16:11

A Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise e o Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes promovem entre os dias 11 a 15 de setembro Iº Simpósio Sudeste Brasileiro de Microscopia e Microanálise. O evento será realizado no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Caracterização de Óleos Pesados (LabPetro), no campus de Goiabeiras.

Esta e outras matérias estão disponíveis na edição 514 do Jornal Informa. Para ler o jornal na íntegra acesse: http://www.comunicacao.ufes.br/edi%C3%A7%C3%B5es-2016

O simpósio abordará temas diversos na área biológica, como ultraestrutura vegetal, de insetos, parasitos, vírus e bactérias, interações célula-célula e célula-matriz extracelular, novas estratégias para o estudo celular, microscopia de íons, entre outros. O objetivo é divulgar e integrar conhecimentos e ações na área de microscopia em diferentes regiões.

“Uma vez que a microscopia compreende um conjunto de instrumentos e metodologias extremamente versáteis, o evento propõe discutir técnicas avançadas. Além disso, teremos mesas relacionadas às potencialidades regionais, tais como, meio ambiente, nanotecnologia, agroindústria, petróleo, minério, entre outros”, afirma presidente do comitê local de organização do evento, Marco Guimarães.

Já confirmaram a participação no evento professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Santa Úrsula, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Estadual de Maringá, Instituto Nacional do Câncer (INCA), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Ruy Jaeger (USP) e do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), entre outras instituições.

A programação completa e mais informações sobre o simpósio estão disponíveis no site do evento:  www.sisubra.com.br

Texto: Matheus Andreatta (bolsista de projeto de Comunicação)