Simpósio comemora 70 anos do Museu Mello Leitão e debate Mata Atlântica

05/06/2019 - 10:25  •  Atualizado 10/06/2019 11:15
Compartilhe

O Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma) recebe, entre os dias 6 e 8 de junho, na cidade de Santa Teresa, a oitava edição do Simpósio sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica (Simbioma). Realizado para comemorar os 70 anos do Museu de Biologia Professor Mello Leitão (foto), o Simpósio terá o tema Museu de Biologia Professor Mello Leitão: sete décadas conhecendo a biodiversidade da Mata Atlântica. Com apoio da Ufes, o evento será realizado na sede do Inma e é o principal do Espírito Santo sobre a diversidade biológica regional.

Neste ano, o Simbioma homenageia o museu, criado em 26 de junho de 1949 pelo cientista Augusto Ruschi, Doutor Honoris Causa pela Ufes e patrono da ecologia no Brasil. A maior parte das palestras e mesas-redondas possui temáticas relacionadas ao museu. De acordo com os organizadores, a cada ano, o simpósio se consolida e agrega cientistas, pesquisadores, professores e estudantes de várias áreas das Ciências Biológicas, para discutir e compartilhar conhecimento sobre a Mata Atlântica. O evento é sempre realizado em Santa Teresa, chamada de “Terra dos Colibris”.

A abertura do simpósio será nesta quinta-feira, 6, com a roda de conversa Museu de Biologia Professor Mello Leitão: sete décadas conhecendo a biodiversidade da Mata Atlântica, com a participação das pesquisadoras Flávia Guimarães Chaves, que falará sobre o beija-flor-topetinho-vermelho, espécie que é o símbolo desta edição do Simbioma; e Alyne dos Santos Gonçalves, que fará abordagens sobre a produção científica e as estratégias públicas do museu para a conservação da Mata Atlântica. Também estará presente o diretor do Inma e professor da Ufes, Sérgio Lucena, que falará sobre o legado do Museu nessa trajetória de 70 anos.

Cerca de 90 trabalhos serão apresentados, com mais de 260 inscrições de pesquisadores de todo o Brasil. Além de palestras, serão realizados minicursos. A programação completa está disponível no site http://sambio.org.br/simbioma/.

Potencial

O Simbioma é realizado pela Associação de Amigos do Museu Mello Leitão (Sambio) e pelo Inma, em parceria com diversas instituições públicas e privadas. Para o diretor de marketing da Sambio, Raphael Becalli Soares, esse evento científico tem o potencial de reunir especialistas para discutir a Mata Atlântica, bem como avaliar e incentivar pesquisas na área.

“O evento cria um ambiente propício para a promoção e o debate acerca dos principais desafios, estratégias de ensino e avanços científicos sobre a biodiversidade da Mata Atlântica”, destaca Soares. “É importante discutir e compartilhar experiências sobre esse bioma extremamente ameaçado, de forma a oferecer elementos importantes para sua conservação”, completa.

 

Com informações e foto de Leonardo Meira (Inma)
Edição: Thereza Marinho