Suicídio e Trabalho é o tema do VII Seminário de Prevenção de Suicídio nesta terça, 10

As interseções entre as relações de trabalho, a saúde do trabalhador e a prevenção ao suicídio serão debatidas nesta terça-feira, 10, no VII Seminário de Prevenção de Suicídio do Espírito Santo, que abordará o tema Suicídio e Trabalho: Desafios Contemporâneos na Prevenção. O dia 10 de setembro foi instituído pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

O evento, que faz parte da programação da campanha Setembro Amarelo, é realizado pelo Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio no Espírito Santo (GTPS-ES), formado por representantes de 20 entidades, entre elas a Ufes.

A programação será transmitida via web por meio do link https://video.rnp.br/portal/transmission.action?idItem=55918. O seminário terá início às 9 horas, no Teatro Universitário, com uma mesa de abertura sobre Saúde do Trabalhador, e encerramento às 18 horas, no auditório do Centro de Ciências Exatas, onde será realizado o IV Encontro Estadual de Sobreviventes. Clique aqui e conheça a programação completa.

Assuntos como desemprego, desumanização e precarização; a realidade da saúde do trabalhador no Espírito Santo; e a atuação dos profissionais da área da educação, da saúde e da segurança pública em relação ao comportamento suicida serão abordados por especialistas das áreas de Administração, Ciências sociais, Direito, Saúde e Serviço Social, além de voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV).

De acordo com as informações do GTPS-ES, a maior parte dos suicídios podem ser evitados, sendo necessárias estratégias multissetoriais amplas e efetivas, com debate aberto em diversos níveis da sociedade.

Setembro amarelo

O VII Seminário de Prevenção de Suicídio do Espírito Santo é um dos eventos que integram a programação do Setembro Amarelo na Ufes. Para a próxima quinta-feira, 12, está programado um aulão de yoga das 7 às 8 horas, na sala 8 do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). Já no campus de São Mateus, também no dia 12, a partir das 9 horas, haverá uma palestra sobre a Prevenção do Suicídio no Auditório Central. Para a tarde, estão programadas atrações culturais na tenda da Praça de Eventos e exibição de filme com roda de conversa ao final.

Além disso, a Ufes, por meio da comissão Universidade Promotora de Saúde (UPS), iniciou o projeto Sua Vida tem Valor, que visa promover uma reflexão sobre a importância da vida, a partir de ações de conscientização sobre o cuidado com a saúde física e mental, e ainda estimular um ambiente de acolhimento na instituição.

O projeto é dirigido à comunidade universitária e prevê a realização de diversas atividades, como panfletagem, intervenções urbanas e capacitação de multiplicadores voluntários e de coordenadores de curso. As ações serão realizadas ao longo do segundo semestre, aproveitando os meses em que ocorrem as campanhas de prevenção ao suicídio (Setembro Amarelo), prevenção ao câncer de mama (Outubro Rosa), prevenção ao câncer de próstata (Novembro Azul) e de luta contra a Aids (dezembro).

 

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.