Teatro Universitário apresenta programação para o mês de agosto. Confira

02/08/2018 - 15:33  •  Atualizado 07/08/2018 12:12
Compartilhe

As férias acadêmicas terminaram e o Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras da Ufes, preparou um mês cheio de atrações para o público. Dando início à programação de agosto, a atriz Simone Gutierrez ministra uma oficina de teatro musical e apresenta seu monólogo Lisa, Liza e eu, uma homenagem a estrela da Brodway Liza Minnelli.

A programação contará ainda com apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, show do Clube Big Beatles e relançamento do espetáculo infantil Roda que Rola. Os ingressos para todos os shows podem ser adquiridos no site www.tudus.com.br ou na bilheteria do Teatro, de terça a sexta-feira, de 15 às 20 horas. Confira:

Lisa, Liza e eu

A atriz, cantora e bailarina Simone Gutierrez (foto) protagoniza Lisa, Liza e eu, um monólogo musical cômico que traz a história da personagem Lisa, uma artista em busca de sucesso e reconhecimento que tem como ídolo a diva da Brodway Liza Minnelli. No espetáculo, Simone conduz a apresentação de forma bem humorada, entrelaçando texto com releituras de canções de grandes musicais como Cabaret, de 1972, New York, New York, de 1977, e Chicago, de 1975 – todos estrelados por Minnelli. Dentre as músicas apresentadas também estão os clássicos All that Jazz; But the World Goes Round; Maybe this Time; e Bye Bye Blackbird.

Simone Gutierrez nasceu como atriz nos palcos dos musicais e, desde muito cedo, sua semelhança física com Liza Minnelli chamou a atenção. Assim, o espetáculo foi pensado especialmente para a atriz pelo escritor e dramaturgo Cacau Hygino. No palco, a atriz é acompanhada pelo pianista Rafael Marão, que assina a direção musical. As coreografias são de Adenis Vieira, com produção de Maria Rita Lunardelli, figurinos de Geraldo Couto e direção geral de Edu Berton.

As apresentações de Lisa, Liza e eu acontecem na sexta-feira, 3, e no sábado, 4, às 21 horas, e no domingo, 5, às 18h. A classificação é livre.

No sábado, 4, a partir das 16 horas, Simone vai conversar com o público sobre suas experiências no teatro musical, partilhando, numa espécie de oficina, sua vivência artística com aqueles que desejam seguir carreira nos palcos. Com entrada gratuita e limitada a 50 participantes, o bate-papo terá duração de duas horas, vai acontecer também no Teatro Universitário. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail contato@wbproducoes.com.

Orquestra Sinfônica

A Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) dará continuidade à Temporada 2018 com apresentações da série Quarta e Quinta Clássicas. Os concertos acontecem nos dias 8 e 9, às 20 horas, com ingressos custando R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) e podendo ser adquiridos, exclusivamente, na bilheteria do Teatro.

A regência fica a cargo do maestro convidado Silvio Viegas, mineiro que esteve por oito anos à frente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e, atualmente, assume a regência da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Desta vez, o programa será totalmente dedicado a Claude Debussy (1862 – 1918), compositor revolucionário e pianista francês, mentor e principal criador de um original estilo de música inspirado nos ideais da pintura impressionista, cuja morte completa 100 anos. Para celebrar a data, foram escolhidas cinco obras: Clair de Lune; Prelúdio para a Tarde de um Fauno; Petit Suite; Danças: Sacra e Profana; e Noturnos.

As vozes femininas do Coro Sinfônico da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) vão participar do evento, sob a regência do Maestro Sanny Souza.

Clube Big Beatles – Roberto Menescal

Dando continuidade ao projeto Sócio de Carteirinha do Clube Big Beatles, no qual o Teatro Universitário recebe, todo mês, um grande nome da música brasileira para cantar a tocar exclusivamente clássicos dos Beatles, neste mês o convidado especial será o músico Roberto Menescal.

Instrumentista, compositor, cantor e produtor, Menescal é um dos pioneiros da Bossa Nova nos anos 60. Capixaba radicado no Rio de Janeiro, o músico nasceu em Vitória em 1937.

A banda Clube Big Beatles é formada por Léo Teixeira (voz e baixo); Mark Fernandez (guitarra, violão e teclado); Guto Ferrari (voz e bateria); Junior Curcio (voz, guitarra e violão); e Edu Henning (percussão e gaita) e tem 25 anos de carreira. Desde 1994 representa o Brasil no International Beatle Week, um festival que acontece na cidade de Liverpool, na Inglaterra, e é considerado o mais importante encontro musical do país e um dos mais respeitados da Europa.

O show acontece na quinta-feira, 16, a partir das 21 horas, com classificação livre.

Roda que Rola

O espetáculo musical infanto-juvenil Roda que Rola conta a história de Repolho, um palhaço que perdeu sua poesia e recebe ajuda de Corina, um anjinho de procissão espevitado. Juntos, saem pelo Vale do Jequitinhonha para encontrar a poesia perdida e, no caminho, cruzam com Gnomos, as velhas Danga e Pirraça e os Meninos de Araçuaí. A aventura é contada por meio de cirandas, batuques e canções de Fernando Brant, Chico Buarque, Caetano Veloso, Dorival Caymi, Heitor Villa-Lobos, além de músicas de domínio público.

O grupo Ponto de Partida, fundado em Barbacena (MG) em 1980, apresenta esta peça musical infanto-juvenil, que foi gravada há 20 anos pelo Coral dos Meninos de Araçuaí. O espetáculo é baseado no disco homônimo e foi considerado por especialistas da Revista Crescer como “um dos dez discos que não podem faltar na vida dos seus filhos”, ao lado de Arca de Noé, de Vinícius de Moraes, e de Santimbancos, de Chico Buarque.

Com duração de 70 minutos e classificação livre, o show acontece no sábado, 18, às 19 horas, e no domingo, 19, às 18 horas.

Para obter mais informações sobre os espetáculos, os interessados podem entrar em contato com a bilheteria do Teatro Universitário por meio do telefone (27) 3335 2953.


Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho