Teatro Universitário apresenta a programação para o mês maio

04/05/2016 - 17:49  •  Atualizado 09/05/2016 09:32

O Teatro Universitário da Ufes recebe durante o mês de maio espetáculos de dança, música e teatro. Para abrir a agenda, o espaço recebe nos dias 6 e 7 de maio a peça O Camareiro.

Com texto de Ronald Harwood e direção de Ulysses Cruz, o espetáculo se passa durante a segunda Guerra Mundial e mostra a vida de um ator que é chamado de “Senhor” (interpretado por Tarcísio Meira), que já velho e debilitado está a beira de um colapso nervoso tendo que interpretar mais uma vez o personagem o Rei Lear, de Shakespeare. Além disso, ele ainda tem que liderar sua Companhia, mesmo estando confuso e desorientado. Para lidar com essa realidade, o ator conta com o apoio de Norman (interpretado por Kiko Mascarenhas), seu camareiro que faz de tudo para ajudá-lo. A relação dos dois mostra que eles são servidores de algo maior que eles mesmos: o teatro.

Já no dia 10 de maio, a vez é da comédia República em Busca de um Sonho. A peça, que tem classificação livre, conta a história de jovens do interior que resolvem ir para a capital participar de um teste para um musical. Na cidade, eles encontram moradia em uma república onde ensaiam uma coreografia com um antigo morador da casa. O texto e a direção da peça são de José Celso Cavaliéri.

A comédia dá lugar ao drama no dia 11com a apresentação do espetáculo, O Pesadelo do Terceiro Milênio. A peça com texto, direção e atuação de Anderson Lima é um ensaio sobre a esquizofrenia, onde o personagem acredita que Deus o escolheu para ficar em seu lugar. A crença do personagem de que tudo o que ele faz está autorizado por Deus, o faz aterrorizar enquanto clama pela atenção do público.

No dia 15 de maio, o Teatro recebe o Enesdança Kids, um encontro de escolas e grupos de dança do Espírito Santo, com a participação de crianças de 6 a 10 anos de idade, que tem o objetivo de incentivar a dança como arte e educação. O evento será às 16 horas.

Música

A música chega aos palcos do Teatro no dia 18 de maio com a apresentação do show Cantar de Vero Amor. O encontro apresenta músicas da MPB que falam de amor e que marcaram a época a partir de 1937. As músicas serão apresentadas pela professora Maria do Carmo Marino Schneider (Madu Marino), mas o espetáculo também conta com a participação do ator Eliezer de Almeida, que fará a leitura de um poema em cada parte do espetáculo. O encontro está marcado para às 20 horas.

Em maio o Teatro recebe ainda a terceira apresentação do Projeto Sócio de Carteirinha, do Clube Big Beatles, que dessa vez contará com a presença do cantor Wagner Tiso. O encontro está marcado para o dia 19, às 21 horas.

Encerrando o mês, nos dias 20, 21 e 22 de maio o Teatro Universitário recebe o espetáculo O Burguês Fidalgo, que retrata o desejo de uma classe dominada em ocupar o lugar da classe dominante através do personagem Sr. Jordain, o burguês do título que, embora seja casado, tenta conquistar o amor de uma nobre para se promover socialmente. A sessão do dia 21, contará com um bate-papo com a participação do ator e diretor do espetáculo Hugo Possolo e de Expedito Araujo, curador do projeto.

Todos os ingressos para qualquer um dos espetáculos podem ser comprados na bilheteria do Teatro, que funciona das 15 às 20 horas, ou pelo sitewww.ingresso.com. Estudantes, jornalistas, professores da rede pública do município de Vitória, idosos acima de 60 anos, além de professores, servidores técnico-administrativos e funcionários terceirizados vinculados à Ufes pagam meia entrada em todas as apresentações.

O Camareiro
Data: 6 e 7/05 às 21 horas e 8/05 às 18 horas
Ingressos: Térreo Setor A e B ​R$ 100 (inteira), R$ 50 (meia); Mezanino: R$ 60 (inteira), R$ 30 (meia).
Classificação: 12 anos
Gênero: Drama

Repúblicas em busca de um sonho
Dia 10/05 às 20h