Teatro Universitário recebe espetáculos do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória

14/10/2019 - 17:56  •  Atualizado 16/10/2019 16:40

Em sua 15ª edição, o Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi) traz dois dias de atividades gratuitas ao campus de Goiabeiras. Nas próximas quarta, 16, e quinta-feira, 17, a partir das 20 horas, o Teatro Universitário recebe dois espetáculos que integram a programação do Festival: A barca do inferno (dia 16), do Grupo Arte Oficina, e Nem todos podem voar (dia 17), do Grupo de Estudos Teatrais e Artísticos (Geta), ambos integrando a Mostra Paralela Vera Viana.

A barca do inferno (foto) é de uma releitura bem-humorada do clássico Auto da barca do inferno, do escritor Gil Vicente, e mostra o julgamento de pessoas comuns que, ao chegarem ao purgatório, vão responder pelos seus atos na terra, em uma luta entre o bem e o mal. O espetáculo tem 80 minutos de duração e classificação etária de 10 anos.

Nem todos podem voar é livre para todos os públicos. Adaptação coletiva da obra literária Peter Pan, de J. M. Barrie, a peça conta a história de meninos que passam os dias com medo da violência e se escondem em um lugar imaginário onde eles podem tentar não entrar na vida adulta e de adultos, que fazem desse lugar imaginário um espaço de interação com as crianças. O espetáculo tem 60 minutos de duração.

Para o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, o Fenatevi vem transformando o cenário local, fortalecendo o setor e a formação de crianças e adultos. “A Ufes tem tradição em apoiar eventos de grande relevância, que contribuem para o desenvolvimento cultural capixaba”, explica ele.

Programação

O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória conta com 26 apresentações locais e nacionais, oficinas, lançamento de livro, homenagem, mostras e capacitação para artistas acontecendo em vários locais da Grande Vitória. Nesta edição, o evento será dividido em duas etapas, sendo que a primeira vai de 13 a 21 de outubro. Nesse período, além da Mostra Oficial, serão realizadas a 2ª Mostra de Teatro Estudantil e a 3ª Mostra Paralela Vera Viana.

A segunda etapa do Festival tem início em 9 de novembro, encerrando-se no dia 14 do mesmo mês. Além do Teatro Universitário, os teatros Sônia Cabral (centro de Vitória), Glória (Vila Velha), Sesi (Jardim da Penha), Frei Civitella (Campo Grande) e Estrelas (Espaço Cultural Ratimbum) recebem as atividades do 15º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória. No Parque Moscoso e na Praça Costa Pereira, acontecem os espetáculos de rua.

Os ingressos para os espetáculos no Teatro Universitário podem ser retirados na bilheteria, nos dias dos eventos, uma hora antes do início das apresentações. Cada pessoa tem direito a duas entradas.

Mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook (https://www.facebook.com/FENATEVI/), pelos telefones (27) 3222-0869 e 99944-3210 (Whatsapp) ou pelo e-mail festivalvitoria@terra.com.br.

Texto: Adriana Damasceno
Foto: Alan Soares