Teste gratuito e rápido para HIV nesta sexta, 28, no campus de Goiabeiras

27/11/2014 - 17:20  •  Atualizado 28/11/2014 17:07

Nessa sexta-feira, 28, uma série de atividades serão realizadas na Ufes para celebrar o Dia Mundial de Combate à Aids, que é comemorado no dia 1º de dezembro. A programação terá início às 9 horas, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) e no Centro de Testagem e Acompanhamento Itinerante (CTA).

A programação contará com uma palestra, no CCE, que abordará a Aids nos tempos atuais e os aspectos da qualidade de vida das pessoas que vivem com a doença. Os palestrantes são a professora do Departamento de Psicologia, Maria Amélia Portugal, e o bacharel em Educação Física, Leonardo Rêgo.

Além disso, haverá testagem gratuita e rápida para HIV. O serviço será feito por duas equipes: uma itinerante, do Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA) da Coordenação Municipal de DST/Aids de Vila Velha, que estará posicionada ao lado do Teatro Universitário; e outra, da Associação Capixaba de Redução de Danos (Acard), que realizará abordagens próximo ao Restaurante Universitário, oferecendo o teste por fluído oral. O procedimento é simples e o resultado sai em poucos minutos.

“O objetivo é trazer para a Universidade a campanha de prevenção à Aids e oferecer a testagem rápida a toda comunidade, além de informar sobre a prevenção da doença”, explica o coordenador da ação, Antonio Lopes.

O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio do projeto de Extensão Saúde + Ufes, em parceria com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Cidadania (Proaeci), a Coordenação Estadual DST/Aids de Vila Velha e a Associação Capixaba de Redução de Danos (Acard).

Conheça a programação:

9 às 12h - Palestra no auditório do Centro de Ciências Exatas

Leonardo Rêgo – “Boa Saúde ou Boa Forma: entenda as suas escolhas”.

Maria Amélia Lobato Portugal – “Vida Positiva: adote esta idéia"

9 às 20h – Testagem rápida para o HIV no CTA Itinerante de Vila Velha (ao lado do Teatro Universitário).

14 às 20h - Testagem rápida para o HIV feita pela ACARD (equipe itinerante fazendo abordagens pelo campus de Goiabeiras)

Por Gabriela Costa (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)