Tomam posse nesta quinta os diretores dos centros de ensino de Alegre

01/06/2016 - 18:16  •  Atualizado 02/06/2016 17:49

Os novos diretores do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) tomam posse nesta quinta-feira, dia 2, às 19h30, no Teatro Municipal Virgínia Santos, em Alegre. Em solenidade presidida pelo reitor Reinaldo Centoducatte, assumem as novas funções os professores Dirceu Pratissoli (CCAE) e Neuza Maria Brunoro Costa (CCENS) como diretores, e os professores Henrique Machado Dias e Simone Aparecida Fernandes Anastácio, como vice-diretores, respectivamente. A vice-reitora Ethel Maciel também participará da cerimônia.

O CCAE e CCENS, instalados no campus de Alegre e com unidades nos municípios de Jerônimo Monteiro e São José do Calçado, foram criados pelo Conselho Universitário em dezembro de 2015, no processo de desmembramento do extinto Centro de Ciências Agrárias (CCA). A proposta de criação dos novos centros de ensino se originou a partir de debates que mobilizaram a comunidade acadêmica do campus de Alegre. As mudanças acadêmicas e administrativas estão em período de transição, com o funcionamento compartilhado em diferentes processos, como a administração dos recursos de custeio para manutenção do campus, entre outros.

No CCAE funcionam os cursos de graduação em Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia Química, Medicina Veterinária e Zootecnia. O centro também gerencia as Áreas Experimentais e o Hospital Veterinário. O CCENS, por sua vez, agrega a graduação em Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Farmácia, Geologia, Nutrição, Sistemas de Informação, e as licenciaturas em Física, Matemática e Química. Na pós-graduação, o campus de Alegre oferece sete cursos de mestrado e três de doutorado.

Com o desmembramento do CCA, a Ufes passa a ter 11 centros de ensino, sediados em Vitória, Alegre e São Mateus. No campus de Alegre funcionava o maior centro da universidade em número de cursos de graduação, com atividades acadêmicas distribuídas em diferentes municípios e abrigando diferentes áreas do conhecimento. De acordo com o reitor Reinaldo Centoducatte, o anseio da comunidade acadêmica do extinto CCA pelo desmembramento objetiva otimizar as atividades administrativas e o desenvolvimento acadêmico focalizado em áreas afins, seja no ensino, na pesquisa e na extensão, possibilitando ações compartilhadas.

Metas

O diretor do CCAE, Dirceu Pratissoli, entende que, terminado o período de transição, cada centro terá as atribuições específicas definidas, bem como aquelas que poderão ser compartilhadas. “No primeiro momento deveremos traçar nossas prioridades a partir da identificação das necessidades básicas dos cursos”, pondera. Segundo ele, uma proposta da nova direção é criar um suporte para a captação de recursos externos, com planejamento de projetos e identificação de editais para atender a pesquisa e a extensão. “Na pós-graduação, queremos estimular as parcerias com outras instituições e buscar recursos para os projetos de pesquisa, objetivando qualificar a produção de teses e dissertações”, salientou.

A diretora do CCENS, Neuza Costa, avalia que o grande desafio inicial da sua gestão será a condução compartilhada com as atividades do CCAE. “Não somente pela complexidade inerente às atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, mas também pelo fato dos dois novos centros dividirem espaços físicos e a administração”, diz. Na pós-graduação, o CCENS abriga o recém-criado curso de mestrado em Agroquímica, mas a diretora adianta que está trabalhando para iniciar um programa de pós-graduação em Educação, que está em fase de implantação para o próximo semestre. A professora Neuza Costa salienta que pretende fortalecer o fórum das licenciaturas e caminhar para a construção de um Departamento de Educação, estabelecendo parcerias com as escolas e secretarias de Educação municipais e do Estado.

Currículos

O professor Dirceu Pratissoli coordena o Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Manejo Fitossanitário de Pragas e Doenças (Nudemafi), possui com graduação pela Ufes, mestrado pela Universidade Federal de Lavras (MG) e doutorado pela USP. Pratissoli possui reconhecida trajetória na pesquisa e inovação, notadamente na área de Agronomia com ênfase em Entomologia Agrícola, e atuação no ensino de graduação e pós-graduação. O professor Henrique Machado Dias, vice-diretor, é graduado em Biologia, mestre em Botânica e doutor em Ciências, com habilitação multidisciplinar em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

A diretora do CCENS, Neuza Maria Brunoro Costa, é professora do Departamento de Farmácia e Nutrição e pesquisadora na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com graduação e mestrado pela Universidade Federal de Viçosa (MG), doutorado na Inglaterra e pós-doutorado em universidades americanas. Ela possui experiência de 25 anos como docente no ensino superior público, com atuação na graduação e na pós-graduação. A vice-diretora do CCENS é a professora Simone Aparecida Fernandes Anastácio, do Departamento de Química e Física, com graduação e mestrado em Física pela Universidade Federal de São João del-Rei (MG), e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Texto: Luiz Vital