Ufes é selecionada em programa da Fapes de internacionalização

15/08/2016 - 17:03  •  Atualizado 16/08/2016 18:22
A Ufes foi uma das instituições de ensino superior do Espírito Santo selecionadas para sediar cursos presenciais de curta duração dentro do Programa Researcher Connect, oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O programa visa o desenvolvimento
de habilidades em comunicação científica para pesquisadores.

Você pode ler esta e outras matérias na edição 513 do jornal Informa, que começa a circular nesta segunda-feira, 15. Clique aqui para ler a íntegra da edição.

Entre os benefícios esperados estão maior desenvoltura na comunicação oral e escrita em inglês, e no uso das técnicas para melhorar a clareza, a concisão e outros aspectos de artigos e projetos científicos.

Na Ufes, o programa está sob a coordenação da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e dos programas de pós-graduação em Linguística (PPGEL) e em Educação (PPGE). Os módulos interativos serão realizados de 21 a 23 de setembro. Os pesquisadores da Universidade interessados em partiricar podem se inscrever até 25 de agosto. O edital (11/2016) está publicado no site www.internacional.ufes.br

Para a professora e coordenadora de Línguas da SRI, Kyria Finardi, a oportunidade oferecida pela Fapes é extremamente importante. “Minhas expectativas são de melhorar a internacionalização da Ufes por meio da capacitação docente”, explicou.

No processo de seleção foram analisados aspectos do desenvolvimento de habilidades em comunicação em áreas relevantes ao desenvolvimento
econômico e social incluindo Ciências Naturais, Ciências Sociais, Artes e Humanidades.

No Estado, o programa é desenvolvido pela Fapes, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e EducaçãoProfissional (Secti), por meio de convênio firmado com o Newton Fund Professional Development & Engagement Programme (Fundo Newton), desenvolvido no Brasil pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e pelo Conselho Britânico.

A intenção do Fundo Newton é construir, entre o Reino Unido e o Brasil, colaborações em pesquisa e inovação que possuam relevância direta para o desenvolvimento social e econômico do País e do Espírito Santo. Instituições de outros 12 estados também foram selecionadas pelo programa.

Texto: Thereza Marinho, com informações da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e EducaçãoProfissional (Secti)