Ufes adere à campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata

01/11/2017 - 11:16  •  Atualizado 06/11/2017 16:49

O campus de Goiabeiras da Ufes ganhou nesta quarta-feira, dia 1º, uma bandeira azul, símbolo da adesão da Ufes à campanha Novembro Azul, que visa conscientizar a população para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A bandeira foi hasteada em frente ao Teatro Universitário, com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; da vice-reitora Ethel Maciel; do chefe da Unidade do Sistema Urinário do Hospital Universitário, Márcio Lamy; e de residentes, enfermeiras e fisioterapeutas da Unidade, além de gestores da Universidade.

Além da bandeira, a logomarca da Universidade nas redes sociais também está azul e o portal da Ufes na internet ganhou a aplicação de um laço azul.

Segundo Márcio Lamy, o câncer de próstata é o que mais mata homens no Brasil atualmente. Especialmente homens da raça negra ou com antecedentes familiares.

“Homens quem já tiveram caso de câncer de próstata na família ou são da raça negra devem procurar o médico a partir dos 40 anos. Os demais devem procurar a partir dos 50 anos. O câncer de próstata é completamente assintomático e, para detectá-lo, precisamos realizar exames clínicos, toque retal e o PSA, que é a dosagem do antígeno prostático específico”, explica.

Ele destacou ainda que, para garantir as chances de cura, a saída é detectar a doença o mais cedo possível. Para isso, o toque retal ainda é extremamente importante. “Ainda existe muita resistência quanto a esse exame. E pesquisas mostram que pessoas com mais informação são as que têm mais resistência. Precisamos mudar isso, pois trata-se de um exame simples, indolor e que dura apenas três segundos”, afirma.

De acordo com o estudos realizados na Europa e nos Estados Unidos, quando encontrado na fase inicial, o paciente com câncer de próstata tem 90% de chances de cura.

Atendimento

Como parte das ações de prevenção, no dia 22 de novembro será realizado no Hospital Universitário o evento Urologia em Ação. Das 8 às 12 horas, a equipe da Unidade do Sistema Urinário estará atendendo à população e realizando o encaminhamento do paciente, caso seja necessário.

O Hospital Universitário da Ufes é a única instituição capixaba que possui serviço de urologia com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, cerca de mil pacientes são atendidos por mês.

Texto : Thereza Marinho
Foto: Hildomar Bucher