Ufes adere à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio

31/08/2015 - 16:24  •  Atualizado 01/09/2015 17:35

A Ufes adere, a partir desta terça-feira, dia 1º, ao movimento mundial Setembro Amarelo, que busca conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que prevenção é possível em mais de 90% dos casos. O movimento Setembro Amarelo é estimulado mundialmente pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP) e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos. Na Ufes, o Teatro Universitário será iluminado com a cor do movimento.

Segundo dados divulgados pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 40 segundos em todo o mundo. Diante dos números alarmantes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu a data de 10 de setembro como o Dia Internacional de Prevenção do Suicídio.

"Além de aderir à campanha, a Ufes mantém serviços para servidores e estudantes que estejam passando por problemas e precisem de apoio e acompanhamento psicológico. Estes serviços estão disponíveis no Departamento de Atenção à Saúde (DAS) para os servidores, e na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Cidadania (Proaeci) para os estudantes", destaca a vice-reitora Ethel Maciel.

Participação

A população também pode participar do Setembro Amarelo iluminando ou identificando a fachada de casas, prédios ou veículos com fitas ou panos amarelos, vestindo camisetas amarelas ou compartilhando e divulgando na internet e redes sociais.

Para lembrar a data, o CVV Vitória realizará uma série de ações durante o mês, como seminários, distribuição de folders educativos e laços amarelos, iluminação especial em determinados locais, e apresentação de projetos de lei junto às prefeituras e câmaras municipais da Grande Vitória para inclusão do mês de setembro (e do dia 10) como período de conscientização da população sobre a realidade do suicídio, entre outras atividades.

No Brasil, o CVV é uma entidade que atua gratuitamente na prevenção do suicídio há 53 anos e tem 70 pontos de apoio em todo o país. Um deles é o de Vitória, com 31 anos, o único posto do CVV até o momento no Estado.

Conheça os números sobre suicídio no mundo (dados da Organização Mundial de Saúde referentes a 2012):

- A cada ano mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida, o que corresponde a uma taxa de mortalidade de 16 por 100 mil habitantes, o mesmo que uma morte a cada 40 segundos;

- Na faixa etária entre 15 e 29 anos, o suicídio é a segunda causa de morte;

- 75% dos casos de suicídio no mundo ocorrem em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento;

- Evidências em diversos países do mundo indicam que limitar o acesso aos meios mais comuns de suicídio (pesticidas e armas de fogo, por exemplo), pode prevenir o suicídio;

- Para cada suicídio há, em média, cinco ou seis pessoas próximas ao falecido que sofrem consequências emocionais, sociais e econômicas;

- 1,4% do ônus global ocasionado por doenças no ano 2002 foi devido a tentativas de suicídio;

Conheça os dados sobre suicídio no Brasil:

- O Brasil é o 8º país em números absolutos de suicídio no mundo. (OMS, 2012). O número de casos equivale a uma ocorrência a cada 45 minutos (32,2 ao dia). (OMS, 2012);

- Entre os anos 1998 e 2008, o total de suicídios no país teve um aumento de 33,5%, superior ao crescimento da própria população

-  O Ministério da Saúde considera o tema um problema de saúde pública.

Texto: Thereza Marinho, com dados do Centro de Valorização da Vida (CVV)