Ufes apresenta pesquisas no Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia 2014

29/09/2014 - 10:14  •  Atualizado 30/09/2014 10:51

A Ufes marcou presença no Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia – Ecotox 2014, realizado em Guarapari. Durante o evento, duas pesquisas desenvolvidas pela Universidade nas áreas de esgoto e mangue foram apresentadas. Um estande (foto) também foi montado no local para apresentar estes e outros trabalhos realizados pela Ufes e relacionados ao tema do evento.

O doutorando em Engenharia Ambiental Rodrigo Nunes Oss, e o pesquisador do Laboratório de Saneamento, Paulo Wagnner Pereira Antunes, ambos orientados pelo professor do Centro Tecnológico, Sérvio Túlio Alves Cassini, apresentaram um trabalho sobre avaliação da toxidade de lodo de esgoto. Já a equipe de doutorandos orientados pela professora do Centro de Ciências Humanas e Naturais, Sílvia Tamie Matsumoto, apresentou um trabalho sobre mangues, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O Ecotox é promovido pela Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia (SBE) e aconteceu entre os dias 23 e 26 de setembro, no Sesc de Guarapari, em parceria com o Instituto APLYSIA, Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Ufes e Universidade Vila Velha (UVV). O congresso contou com a participação de cerca de mil pessoas, entre pesquisadores, estudantes e profissionais do setor privado e de órgãos ambientais que atuam em questões relacionadas aos efeitos de poluentes no ambiente.

O tema central do evento foi “Ecotoxicologia: pesquisa, gestão e produção – interagir para inovar”.

Por Thereza Marinho