Ufes azul pela conscientização e combate ao câncer de próstata

03/11/2015 - 10:48  •  Atualizado 04/11/2015 16:44

Azul é a cor da Ufes neste mês de novembro. Foi hasteada em frente ao Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras, uma bandeira azul, símbolo da adesão da Universidade à campanha Novembro Azul, que visa conscientizar a população para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Além da bandeira, o mosaico do artista plástico Samu (um dos principais símbolos da Ufes), a escadaria do Teatro Universitário e a fachada do Hospital Universitário ganharão iluminação azul, assim como a logomarca da Universidade nas redes sociais. No portal da Ufes na internet também será feita a aplicação de um laço azul.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2013, 13.772 homens morreram por causa de câncer de próstata, sendo 257 vítimas no Espírito Santo.  Já o câncer de pênis matou 396 homens no Brasil e 11 no Estado.

Esse número poderia ser bem menor, se esses homens tivessem sido diagnosticados precocemente. O chefe da Unidade do Sistema Urinário do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), professor Márcio Maia Lamy de Miranda, destaca que a maior dificuldade está na falta de cuidado do homem com a própria saúde como um todo.

“As estatísticas mais recentes evidenciam que o câncer da próstata causa mais mortes que o tumor de mama. Quando se fala de câncer de próstata, não há como se falar em prevenção, mas sim em diagnóstico precoce. Por isso, é importante o monitoramento por meio do exame de toque retal", destaca Miranda. Ele lembra que, por meio do chamado “toque retal”, em que o médico verifica o tamanho da próstata, obtém-se um diagnóstico rápido e eficiente.

Mas não é só o câncer de próstata que assusta. A falta de cuidados higiênicos pode levar o homem a ter câncer de pênis. Somente no período de 25 a 28 de outubro deste ano, dois homens, com 85 e 55 anos, morreram no Hucam em consequência do câncer de pênis.

SUS

O Hucam é a única instituição capixaba que possui serviço de urologia com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 100 internações são realizadas por mês esta área. Homens de pele negra, com histórico familiar da doença têm, estatisticamente, mais risco de desenvolver o tumor.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar a morte.

Texto: Jacqueline de Araújo Santos Vitória e Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina