Ufes dá as boas-vindas aos novos estudantes do campus de Maruípe

03/03/2020 - 19:56  •  Atualizado 04/03/2020 17:25

A Administração Central da Ufes realizou nesta terça-feira, 3, o evento de recepção aos novos estudantes do campus de Maruípe, onde está localizado o Centro de Ciências da Saúde (CCS). A recepção, realizada pela manhã no auditório Rosa Maria Paranhos, contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; da pró-reitora de Graduação, Zenólia Figueiredo; do pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde; do diretor de Gestão da Extensão, Athelson Bittencourt; e da representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Ilona Açucena.

Conheça alguns dos novos estudantes na entrevista realizada pela TV Ufes. Clique aqui para assistir ao vídeo.

Em sua fala de boas-vindas, o reitor destacou o que este momento representa para os estudantes e para a instituição. "Esse momento é muito importante tanto para os novos estudantes quanto para a nossa Universidade. Para os ingressantes, representa uma conquista, fruto de trabalho e de dedicação aos estudos. Para nós, é o reconhecimento que cada um deles e suas famílias tiveram em relação à Ufes, um crédito de confiança que deram à Universidade Federal do Espírito Santo para a formação desses estudantes. É um momento singular. O tempo deles aqui será de muito trabalho e dedicação, mas também de muita realização", afirmou.

A diretora do CCS, Gláucia Abreu, apresentou aos alunos a estrutura do Centro e destacou a importância da prestação de serviços à sociedade: “Temos um papel importante não só nas oportunidades de formação oferecidas aos nossos alunos, mas também na devolutiva para a sociedade. Essa formação que nós temos a oportunidade de vivenciar na Universidade é financiada pelo povo brasileiro, então, nós temos o compromisso da devolutiva. Tenho certeza de que vocês vão aproveitar ao máximo essa instituição, vão defendê-la e vão defender a saúde”.

Na sequência, a pró-reitora Zenólia Figueiredo fez uma reflexão sobre o tema escolhido para a recepção, Educação superior é direito social. É direito de todos!. Depois, os estudantes receberam algumas informações sobre a vida acadêmica, relacionadas às áreas de graduação, extensão e assistência estudantil.

Neste primeiro semestre de 2020, mais de 2.700 novos alunos ingressaram em 73 cursos de graduação dos quatro campi da Ufes.

Veja abaixo as datas da recepção institucional nos campi do interior:

- campus de Alegre - dia 9/3, às 18 horas, na quadra coberta
- campus de São Mateus - dia 12/3, às 14 horas, no Auditório Central

Outras ações estão sendo preparadas pelos centros de ensino para apresentar a Universidade e os cursos aos calouros. A programação foi enviada para os estudantes por e-mail, mas outras informações sobre os eventos também poderão ser obtidas na coordenação de cada curso.

Além disso, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) realizará atividades, incluindo explicações sobre como funciona o movimento estudantil capixaba.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Patrícia Garcia