Ufes divulga estatísticas, dados e indicadores de desempenho referentes a 2016

Reunir e divulgar as informações estatísticas sobre a Universidade. Esse é o objetivo das publicações “Indicadores de Desempenho 2016” e “Ufes em Números 2016”, que já estão disponíveis para consulta no endereço www.proplan.ufes.br/ufes-em-números. São dois boletins eletrônicos que pretendem fomentar as discussões acerca do desempenho e da qualidade do ensino de graduação na Ufes, aprimorar o processo de transparência e servir de apoio gerencial aos atos administrativos.

O trabalho é realizado anualmente pelo Departamento de Gestão da Informação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), que tem como finalidade coordenar estudos, elaborar projetos e subsidiar a administração da Universidade em políticas para o desenvolvimento institucional.

A quarta edição do “Indicadores de Desempenho da Graduação da Ufes 2016” apresenta dados sobre taxa de preenchimento de vagas, taxa de conclusão de curso, taxa de evasão, relação diplomados-evadidos, tempo médio de conclusão e retenção do curso e taxa de ocupação no período de 2011 a 2016.

Já o “Ufes em Números” consolida informações estatísticas e expõe dados quantitativos, com o intuito de servir de apoio gerencial e aprimorar o processo de transparência, contribuindo para a gestão em todos os níveis da instituição. Ele é um anuário informativo que reúne estatísticas das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como de atividades administrativas. Todas as informações contidas nestas publicações são utilizadas nos processos decisórios da instituição.

Estes indicadores são referências globais e atendem às especificações de todos os cursos. Os dados utilizados para o cálculo dos indicadores foram obtidos por meio do sistema acadêmico da Ufes e auditados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Texto: Hélio Marchioni