Ufes e Gazeta renovam parceria e apresentam resultados sobre mobilidade urbana

23/08/2017 - 18:43  •  Atualizado 24/08/2017 18:40

A Ufes e a Rede Gazeta formalizaram nesta quarta-feira, 23, uma parceria para a instituição do Selo Empresa Amiga da Bike, a ser concedido a instituições que estimulem entre seus funcionários o uso da bicicleta como meio de transporte, como forma de contribuir com a mobilidade urbana sustentável.

O termo aditivo, que dá continuidade às pesquisas iniciadas dentro do projeto Gazeta Lab, foi assinado pela vice-reitora Ethel Maciel (na foto, de preto) e pela diretora de Transformação da Rede Gazeta, Letícia Lindenberg, durante o seminário “E aí. vamos de bike?”, realizado no auditório da Rede Gazeta.

“Esta é uma das formas da Universidade Federal do Espírito Santo estar cumprindo seu papel social e devolvendo à sociedade o conhecimento produzido. E uma iniciativa sustentável é importante. Parabenizo toda a equipe que participou desse projeto e esperamos contribuir muito mais”, afirmou a vice-reitora.

Para Letícia Lindenberg, a experiência de parceria junto à academia tem sido muito satisfatória: “O mundo se constrói com parcerias e esse é um elo do bem. A sustentabilidade é um tema cada vez mais presente e queremos usar nosso poder de comunicação para ajudar a sociedade”.

Resultados

Durante o seminário foram apresentados os primeiros resultados do grupo Mobilidade Urbana, que integra o projeto do Laboratório Multdisciplinar para o Desenvolvimento de Novos Produtos e Ideias da Rede Gazeta, o Gazeta Lab.O projeto é uma iniciativa que visa promover maior interação entre o mercado e as instituições acadêmicas no desenvolvimento de projetos inovadores, oferecendo um espaço para a troca de experiências, envolvendo profissionais da empresa e alunos da universidade.

O grupo Mobilidade Urbana tem como tutores os professores Cristina Engel, Paulo Vargas e Marta Monteiro, e é composto pelos alunos Cláudia dos Santos Pereira, Jordano Francesco Gagno Brito, Juliana Amaral Dias Vieira, Malena Ramos Silva, Suelem Bertollo, Yulli Ribeiro Mapelli, e pela servidora e arquiteta Renata Cerqueira do Nascimento Salvalaio. O objetivo desta primeira etapa foi identificar as potencialidades e problemas para a Mobilidade Alternativa na cidade de Vitória a partir da percepção dos usuários, priorizando o deslocamento a pé e com bicicleta.

Como resultado deste trabalho foram produzidos uma cartilha com orientações para o ciclista como o mapa cicloviário de Vitória, e uma cartilha para a empresa que pretende aderi à iniciativa de incentivar seus funcionários a usar a bicicleta como meio de transporte.

Além disso, durante o desenvolvimento do projeto, 12 empresas da Capital tiveram suas estruturas analisadas pela equipe para ver se atendem aos requisitos de incentivo ao uso de bicicleta entre funcionários e clientes. Por estarem dentro dos padrões estabelecidos pela pesquisa, três delas atenderam aos requisitos e já foram contempladas com o selo.

Todo o conteúdo trabalhado pelos alunos da Ufes envolvidos no projeto do Gazeta Lab estará disponível em uma publicação especial no portal Gazeta Online, que será divulgado no seminário.

Texto e foto: Thereza Marinho