Ufes e Rede Gazeta assinam termo de cooperação para projetos no Gazeta Lab

23/02/2017 - 16:42  •  Atualizado 24/02/2017 17:39

A Ufes, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e a Rede Gazeta assinaram nesta quinta-feria, 23, um termo de cooperação para que alunos e professores da instituição participem do projeto Gazeta Lab. O projeto é uma iniciativa da Rede Gazeta que visa promover maior interação entre o mercado e as instituições acadêmicas no desenvolvimento de projetos inovadores, oferecendo um espaço para a troca de experiências, envolvendo profissionais da empresa e alunos da universidade.

O evento aconteceu na Rede Gazeta, e contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; do presidente da Rede Gazeta, Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Filho; da pró-reitora de Extensão, Angélica Espinosa Barbosa Miranda; da gerente de Relações Institucionais da Rede Gazeta, Luciane Ventura; e dos professores que coordenarão os primeiro projetos, Cristina Engel de Alvarez, Marta Monteiro da Costa Cruz e Hugo Cristo Sant´anna; além dos alunos envolvidos.

Mobilidade e Educação

Neste primeiro momento, dois assuntos serão abordados por grupos distintos de alunos e professores da Ufes: Mobilidade Urbana e Tecnologias e Design para a criação de oportunidades de educação nos presídios capixabas.

O primeiro grupo terá como tutores os professores Cristina Engel, Paulo Vargas e Marta Monteiro, e será composto pelos alunos Cláudia dos Santos Pereira, Jordano Francesco Gagno Brito, Juliana Amaral Dias Vieira, Malena Ramos Silva, Suelem Bertollo, Yulli Ribeiro Mapelli, e pela servidora e arquiteta Renata Cerqueira do Nascimento Salvalaio. O objetivo será identificar as potencialidades e problemas para a Mobilidade Alternativa na cidade de Vitória a partir da percepção dos usuários, priorizando o deslocamento a pé e com bicicleta.

“A identificação dos aspectos positivos e negativos da infraestrutura e ambiência existente para o incremento no uso de bicicletas e percursos a pé, subsidiará a proposição de diretrizes visando o posterior desenvolvimento de políticas públicas voltadas especificamente para esse tipo usuário”, explicou a professora.

Já o grupo que trabalhará com tema Tecnologias e Design para a criação de oportunidades de educação nos presídios capixabas será coordenado pelo professor Hugo Cristo Sant´anna. “O objetivo do projeto é investigar possibilidades de uso das tecnologias de informação e comunicação na criação de oportunidades de educação para os internos do sistema prisional capixaba.”, destacou o coordenador. O grupo será composto por estudantes de graduação dos cursos de Design, Psicologia, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção e Cinema e Audiovisual.

Os grupos terão encontros semanais no espaço do Gazeta Lab e quatro meses para finalizar o projeto. Segundo a Pró-Reitora de Extensão, a iniciativa trará para ambos os envolvidos, conhecimentos e propostas de ações de temas muito discutidos na atualidade. “A vivência de projetos como estes proporciona ao aluno aplicar o conhecimento adquirido na academia em questões práticas do cotidiano, enriquecendo sua formação e trazendo-o para o mercado de trabalho”, destacou Angélica Miranda.

Texto e foto: Paola Primo