Ufes ganha bandeira rosa em homenagem à campanha de prevenção ao câncer de mama

01/10/2018 - 12:02  •  Atualizado 02/10/2018 17:43

O reitor Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Ethel Maciel participaram nesta segunda-feira, 01, da solenidade de hasteamento da Bandeira Rosa na Ufes. O hasteamento foi realizado em frente ao Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras, e representa a adesão da Universidade à Campanha Outubro Rosa 2018, que visa à conscientização da população para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem altas chances de cura quando descoberto em fase inicial.

O evento contou também com participação de gestores da Administração Central da Ufes, da comunidade universitária e de representantes de associações de combate ao câncer.

O hasteamento da bandeira rosa vem somar-se a outras iniciativas visuais que serão adotadas pela Universidade, como a iluminação rosa do mosaico do artista plástico Samu (um dos principais símbolos da Ufes) e da escadaria do Teatro Universitário; a mudança para a cor rosa da logo da Universidade nas redes sociais; e a aplicação do laço rosa no portal da Ufes na internet.

Novos casos

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a partir de 2018, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama serão diagnosticados no Brasil por ano. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 60 desenvolverão a doença.

O câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, o de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

Como forma de estimular o cuidado e a prevenção, o Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) oferece consultas com ginecologista para mulheres da comunidade acadêmica.  As consultas podem ser agendadas pelo telefone 4009-2343.

Texto e foto: Jorge Medina