Ufes inicia os preparativos para a Semana do Conhecimento de 2018

26/04/2018 - 18:25  •  Atualizado 03/05/2018 10:12

Representantes dos centros de ensino e das pró-reitorias de Graduação, Pesquisa e Extensão se reuniram nesta quinta-feira, 26, para iniciar a organização da Semana do Conhecimento na Ufes, que será realizada entre os dias 15 e 19 de outubro, nos quatro campi da Universidade.

A Semana do Conhecimento na Ufes é realizada como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano abordará o tema Ciência para a Redução das Desigualdades e ocorrerá de 15 a 21 de outubro. O tema foi baseado na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 10 – Redução das Desigualdades.

Durante a reunião, foram apresentadas propostas de eventos e atividades desenvolvidos pelos diversos setores e unidades da Ufes. Para este ano, a Semana contará com uma novidade que é o lançamento do projeto Ciência Móvel que, por meio de um furgão e de uma van, possibilitará levar experimentos científicos a eventos em locais fora da Universidade.

“Desde 2015, a Semana do Conhecimento na Ufes faz parte do calendário acadêmico. É um evento que mobiliza grande parte dos nossos professores, pesquisadores, servidores e estudantes, além de atrair centenas de pessoas à Universidade”, afirma o coordenador do evento, professor Armando Biondo.

Na Ufes, a Semana do Conhecimento inclui a Jornada de Iniciação Científica, a Jornada Integrada de Extensão e Cultura, a Mostra de Profissões e o Circuito de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia. Em 2017, cerca de 15 mil pessoas visitaram os campi da Ufes durante o evento.

Texto: Thereza Marinho