Ufes integra Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras da Saúde

02/05/2018 - 17:03  •  Atualizado 07/05/2018 09:28

A Universidade Federal do Espírito Santo é agora integrante da Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras da Saúde (Riups). O certificado de adesão foi entregue no dia 26 de abril à assessora de Políticas de Gestão da Ufes, Leila Massaroni, professora do Departamento de Enfermagem (CCS), durante o I Encontro da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (Rebraups), realizado na Universidade de Brasília (UnB), de 25 a 27 de abril. O principal objetivo deste evento foi reunir instituições de pesquisa e ensino superior que participam da Riups para fundar a Rede Brasileira.

Segundo a assessora, a Ufes, ao se filiar a essa rede, assume a proposta de se constituir e se reafirmar como Universidade Promotora de Saúde, ou seja, a área da saúde faz parte de seu projeto, e, como Instituição de Ensino Superior (IES), tem como responsabilidade social estabelecer políticas institucionais que promovam a saúde e qualidade de vida da comunidade interna (profissionais e estudantes) e comunidade externa (população).

“É necessário que as IES assumam para si tal responsabilidade, compreendendo que saúde não é promovida apenas pelo setor de saúde, pois a promoção à saúde é realizada por complexas interações, depende de diferentes fatores e está distribuída em cinco campos: políticas públicas saudáveis, criação de ambiente favorável à saúde, reforço da ação comunitária, desenvolvimento de habilidades pessoais e reorientação dos serviços de saúde”, diz a professora Leila.

Na foto, a professora Leila recebe o certificado de adesão do coordenador da Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras da Saúde Dr. Hyram Arroyo

Texto: Letícia Nassar