Ufes lança projeto para estimular o empreendedorismo nesta quinta, 14, a partir das 8h

13/03/2019 - 18:22  •  Atualizado 14/03/2019 17:51

A Ufes realiza nesta quinta-feira, 14, o lançamento oficial do projeto Empreendedorismo na Ufes, cujo objetivo central é criar e fortalecer um perfil empreendedor nos alunos da Universidade. O evento acontece das 8 às 17 horas, no Cine Metrópolis, e vai contar com palestras de curta duração, abordando conceitos e exemplos de empreendedorismo. A entrada é gratuita.

Organizado a partir de uma demanda da Reitoria da Ufes, o evento busca chamar a atenção da comunidade acadêmica para o empreendedorismo como forma de pensar soluções para os desafios do mundo contemporâneo. Além disso, tem como objetivos aumentar o fluxo de ex-alunos e da comunidade externa na Ufes, impactar positivamente a economia capixaba, criar uma cultura empreendedora nos estudantes e debater a questão do empreendedorismo social, que é o desenvolvimento e a oferta de produtos e serviços que têm preocupação voltada para problemas sociais.

“Vamos abordar as diversas tendências do Empreendedorismo alinhado às melhores práticas mundiais”, afirma o coordenador do projeto, Roquemar Baldam.

Dentre os temas a serem tratados também estarão desenvolvimento sustentável; ecossistema empreendedor; o papel das empresas juniores; a experiência das incubadoras; e a importância da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para os empreendedores.

Disciplina

O projeto teve início com a oferta, neste semestre, da disciplina Empreendedorismo, aberta a estudantes de qualquer curso da Ufes. As aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 18 às 20 horas, na sala 104 do prédio CT 12, no campus de Goiabeiras, sob a coordenação da professora do Departamento de Engenharia de Produção, Míriam de Magdala. Durante os encontros, os estudantes aprenderão sobre escolha de negócio, avaliação do negócio, estratégias empresariais, análise financeira, plano do negócio, análise do mercado, desenvolvimento do negócio e riscos.

A matrícula na disciplina poderá ser feita na segunda chamada (de 25 a 29 de março) e as vagas são limitadas a 80 alunos, mas os interessados já devem assistir às aulas, mesmo antes de ter efetivado a matrícula.

Outras iniciativas que fazem parte do projeto são a criação de programas de incubação de empresas; o apoio a empresas juniores; a parceria com o Sebrae para execução de cursos e consultorias; a realização de capacitação para empreender; e o fortalecimento da marca Ufes em produtos.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever no link http://bit.ly/empreendedorismoufes. Todos os presentes vão receber certificado de participação.

A programação completa do evento está disponível no site http://empreendedorismo.ufes.br/ .

Texto: Adriana Damasceno e Thereza Marinho