Ufes mobiliza comunidade acadêmica para doação de sangue

23/11/2018 - 09:00  •  Atualizado 26/11/2018 08:16

Diante do acidente com um ônibus que levava estudantes da Ufes e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (Fafia) de Muniz Freire para Alegre, ocorrido nessa quinta-feira, 22, a Administração Central da Ufes reforça a importância de uma mobilização para doação de sangue. Para doar, é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos precisam de uma autorização dos responsáveis, que pode ser emitida no site www.saude.es.gov.br. Também é necessário pesar mais de 50 kg, estar alimentado (mas caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas) e portar documento de identidade original com foto. No caso dos menores de idade, além da autorização, é preciso apresentar o documento dos responsáveis.

Os interessados em doar podem comparecer ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes), localizado na Av. Marechal Campos, 1468, Maruípe (ao lado do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes - Hucam). O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30 e, aos sábados e domingos, das 7h às 18h20. No momento da doação, o interessado preenche um cadastro com informações básicas e responde a um questionário. Em seguida, passa por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Acidente

A Administração Central da Ufes está acompanhando as informações sobre o acidente desde o momento do ocorrido e, juntamente com as direções dos dois Centros de Ensino da Ufes localizados em Alegre, estão envidando todos os esforços no sentido de apoiar os discentes envolvidos. Até o momento, não há registros de estudantes da Ufes com ferimentos graves. A Administração Central lamenta o ocorrido e se solidariza com os estudantes da Ufes e da Fafia, bem como com as famílias das vítimas.

Texto: Ana Paula Vieira