Ufes oferece terapia para reabilitação auditiva no Hucam

08/07/2013 - 09:11  •  Atualizado 10/07/2013 18:12

Por Jorge Medina

O curso de Fonoaudiologia e o Núcleo de Audição, ambos da Ufes, estão oferecendo um serviço de terapia para pessoas que apresentam qualquer tipo de deficiência  auditiva. A terapia visa a reabilitação auditiva e o desenvolvimento da fala dos pacientes. Além disso, profissionais da Universidade oferecem orientação e aconselhamento sobre os aparelhos auditivos.

Servidores e alunos da Ufes que utilizam aparelhos auditivos ou implante coclear (dispositivo eletrônico) também poderão ser atendidos para revisão e orientação  dos dispositivos e aconselhamento audiológico.

A deficiência auditiva é a terceira maior deficiência entre a população e interfere na comunicação, dificultando o desenvolvimento da linguagem. Pessoas com qualquer tipo de deficiência auditiva devem ser diagnosticadas o mais rápido possível para terem acesso ao tratamento. A criança, por exemplo, com deficiência auditiva apresenta características comportamentais diferentes, prejudicando a sua aprendizagem. Na fase adulta afeta o desenvolvimento profissional.

Os interessados em participar desse serviço não precisam ter encaminhamento médico. Basta entrar em contato com o Setor de Reabilitação Auditiva do Hospital Universitário (Hucam), localizado no Ambulatório 4, às terças e quintas-feiras, das 13 às 15 horas. Mais informações pelo telefone 3335.7186.

Núcleo - O Núcleo da Audição da Ufes, sob a coordenação da  professora do curso de Fonoaudiologia Carmen Barreira-Nielsen, desenvolve investigações relacionadas à área de audição e oferece assistência a pacientes com deficiência auditiva para diagnóstico e reabilitação.