Ufes oferece terapias para pessoas com disfunções

Por Jorge Medina

O curso de Terapia Ocupacional da Ufes está oferecendo para a comunidade um serviço de terapia. Trata-se do Projeto Tato Comunidade: tecnologia assistiva e terapias ocupacionais para a comunidade. O objetivo é auxiliar pessoas com disfunções que dificultam a utilização de objetos da vida diária, como talheres, copos, escova de dentes, pente, chaves, telefones, computador, mouses, vestuário, entre outros.

A tecnologia assistiva é utilizada para identificar os melhores recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar as habilidades funcionais de pessoas com problemas físicos, mentais e emocionais, além dos idosos. O propósito é possibilitar a essas pessoas uma maior autonomia na vida diária, melhorando assim, a qualidade de vida, a mobilidade, a utilização de objetos e o controle de seu ambiente físico.

Os participantes passarão por uma avaliação e serão orientados sobre a melhor forma de adaptar o uso dos utensílios. Poderão participar pessoas idosas e com disfunções físicas, cognitivas e sensoriais. Os interessados deverão entrar em contato com a secretaria do curso de Terapia Ocupacional, localizada na Sala 6 do Prédio da Biologia, no Centro de Ciências da Saúde, em Maruípe, às quintas-feiras, das 13h30 às 17h30.

Segundo a professora Gilma Coutinho, responsável pelo projeto, o tratamento da terapia ocupacional com a tecnologia assistiva, envolve a avaliação das necessidades dos usuários, suas habilidades físicas, cognitivas e sensoriais; bem como a receptividade do indivíduo quanto à modificação ou uso da adaptação, sua condição sociocultural e as características físicas do ambiente em que essa adaptação será utilizada. Promove ainda a instrução do uso apropriado do recurso e orienta as outras pessoas envolvidas no uso dessa tecnologia.

“Além disso, a importância desse trabalho se deve ao desconhecimento da população sobre recursos de baixo custo que favorecem a inclusão e a qualidade de vida das pessoas”, ressalta Coutinho.

Mais informações pelo e-mail gilma.coutinho [at] ufes.br .

Foto: Portal brasil.gov.br

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.