Ufes ofertará 2.179 vagas em 55 cursos presenciais no Sisu do segundo semestre

22/05/2019 - 18:56  •  Atualizado 27/05/2019 17:57
Compartilhe

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou nessa terça-feira, 21, o edital regulamentador com as regras gerais sobre a oferta de vagas da Universidade para o segundo semestre de 2019 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Junto com o edital foi divulgado também o Termo de Adesão, com informações sobre os cursos ofertados, o número de vagas para cada um deles, bem como a distribuição destas para a ampla concorrência e para cada modalidade de cota.

No total, a Ufes ofertará 2.179 vagas em 55 cursos presenciais, sendo 1.084 para vagas destinadas à ampla concorrência e 1.095 para vagas do Sistema de Reserva estabelecido pelas leis nº 12.711, de 2012, e nº 13.409, de 2016, e suas alterações.

O período de inscrições para o Sisu do segundo semestre de 2019 vai de 4 a 7 de junho. O cronograma completo do processo seletivo está disponível em http://sisu.mec.gov.br/inicial

Pré-requisitos

Para participar do processo seletivo, os interessados devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2018 e ter concluído esse nível de ensino. Já para concorrer às vagas reservadas, o candidato deverá apresentar documentação que comprove ter cursado todo o ensino médio em instituição pública de ensino, conforme definição apresentada no edital, além de outros comprovantes, caso se enquadre em uma ou mais subdivisões da reserva de vagas: candidatos cuja renda familiar por membro da família seja igual ou inferior a um salário mínimo e meio; candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; e candidatos com deficiência.

No edital de regulamentação, entre outras informações, constam as exigências para concorrer em cada modalidade e os documentos de comprovação dos critérios exigidos. Já no Termo de Adesão constam, para cada curso, a Nota Mínima Exigida, por componente avaliado no Enem, considerado o peso, e a Média Mínima Exigida.

A seleção e a classificação dos candidatos às vagas disponibilizadas pela Ufes por meio do Sisu serão realizadas pelo MEC, cabendo à Universidade realizar a matrícula dos candidatos. As vagas eventualmente não ocupadas, ao fim da chamada regular, serão preenchidas mediante Chamada de Lista de Espera. O candidato selecionado na chamada regular, em uma de suas opções de vaga, não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula.

Todas as informações estão disponíveis nos documentos anexados abaixo e no site www.sisu.ufes.br. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail sisu@ufes.br.

 

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho