Ufes organiza participação no edital Mais Cultura nas Universidades

21/10/2014 - 10:46  •  Atualizado 22/10/2014 11:11

A Ufes, por meio da Superintendência de Cultura e Comunicação e em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, enviará proposta para concorrer ao Edital Mais Cultura nas Universidades, lançado no dia 8 de outubro pelos ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC).

As instituições de ensino superior federais poderão receber recursos no valor de R$ 500 mil a R$ 1,5 milhão para desenvolvimento de seus Planos de Cultura. Cada instituição pode enviar uma única proposta contendo o seu Plano de Cultura, cujo prazo de execução é de dois anos. A finalidade, segundo o Edital, é desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito ao reconhecimento da diversidade cultural.

Segundo a superintendente de Cultura e Comunicação, Ruth Reis, a elaboração da proposta da Ufes contará com dois instrumentos essenciais para que se busque contemplar as demandas e a participação da comunidade universitária no curto tempo que se tem para elaborá-la: uma chamada pública destinada à comunidade universitária para proposições de ações a serem incluídas no Plano de Cultura da Ufes e seminários para que se debata as diretrizes do Plano. Os critérios da chamada estão em elaboração e serão divulgados no dia 24 de outubro. Os seminários estão sendo organizados e datas serão divulgadas em breve.

Prazos

Segundo o edital, as propostas devem ser encaminhadas ao MEC até o dia 10 de fevereiro de 2015. Como a proposta de cada instituição deve ser aprovada pelos seus órgãos colegiados de deliberação, o Plano de Cultura a ser encaminhado pela Ufes precisa estar concluído até o início de dezembro, uma vez que na segunda quinzena deste mês e em janeiro reduzem-se significativamente as chances de participação da comunidade e de reunião dos órgãos colegiados, por serem épocas de final de período letivo e de recesso acadêmico.

O Programa Mais Cultura nas Universidades foi criado em dezembro do ano passado, e tem como objetivo "ampliar o papel das universidades federais na difusão e preservação da cultura brasileira e na construção e implementação de nossas políticas culturais". O primeiro edital só saiu um ano depois, mas para a Superntendente de Cultura da Ufes, é um estímulo para as universidades terem acesso a financiamentos que propiciem atuação mais forte no campo da arte e da cultura, por meio da realização de projetos e da recuperação e criação de equipamentos culturais. "É também uma boa provocação para se estabelcer um Plano de  Cultura para a Ufes", afirmou.