Ufes participa de missão oficial à Rússia

26/11/2014 - 16:55  •  Atualizado 27/11/2014 17:21

A vice-reitora Ethel Maciel e a coordenadora da Divisão de Mobilidade Out da Secretaria de Relações Internacionais da Ufes, Patrícia Cardoso, representarão a Universidade na missão oficial que o governo federal fará à Rússia entre os dias 1º e 7 de dezembro. Durante este período, elas participarão do seminário "Desenvolver Cooperação Acadêmica: Prioridades e Perspectivas", que será realizado nas cidades de Moscou e São Petersburgo.

A missão será realizada a convite do governo russo, que desenvolve o Programa 5-100-2020, com o objetivo de inserir pelo menos cinco universidades russas entre as 100 melhores do mundo no QS World University Rankings até o ano de 2020, aumentando a competitividade global das universidades russas.

Durante a missão, que será coordenada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em parceria com a Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), os representantes das instituições de ensino brasileiras e russas participarão de visitas a sete universidades russas, reuniões no Ministério da Educação e Ciência, workshops de cooperação acadêmica com a proposta de conhecer iniciativas nas áreas de pós-graduação e inovação.

Ranking

A programação da viagem inclui ainda a participação no evento Times Higher Education BRICS & Emerging Economies Universities Summit, organizado pela agência de notícias Thomsom Reuters.  Neste encontro de dois dias, realizado pela primeira vez, serão apresentados o ranking das melhores universidades do mundo entre 2013-2014, bem como a metodologia usada para o estabelecimento dos 13 indicadores de desempenho. Os indicadores são agrupados em cinco categorias: ensino, pesquisa, citações, proximidade com a indústria e visão internacional.

Ao todo participarão da viagem 12 universidades brasileiras, a maioria com cursos avaliados com conceitos 6 e 7 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entre elas estão as federais de Minas Gerais (UFMG), Rio Grande do Sul (UFRS), Santa Maria (UFSM), Pernambuco (UFPE), Campinas (Unicamp) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

“A Ufes foi indicada por ser a Universidade cuja pós-graduação mais cresceu num curto espaço de tempo e pela boa avaliação de seus cursos. Essa missão será importante para entendermos melhor a composição do QS World University Rankings e fortalecer a cooperação entre os países que compõem o BRICS. Ao conheceros melhor, poderemos trabalhar também nossa instituição para a melhoria desses indicadores. A ideia é promover uma troca de experiências”, destaca a vice-reitora.

Por Thereza Marinho