Ufes presta solidariedade à comunidade acadêmica do Museu Nacional e da UFRJ

03/09/2018 - 12:39  •  Atualizado 06/09/2018 13:16

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) lamenta, profundamente, a destruição que atingiu o Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro, em razão de um incêndio ocorrido na noite deste domingo, 2. Trata-se da mais antiga instituição científica do país, criada em 1818 por Dom João VI, e que no último mês de junho completou 200 anos. Com mais de 20 milhões de itens, o Museu Nacional trazia em seu valioso acervo peças raras e fundamentais ao estudo das ciências naturais, como o fóssil humano mais antigo já encontrado Brasil.

A destruição do Museu Nacional, que está vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atinge fortemente a memória e a história da civilização brasileira, e decorre do descaso do poder público para com a ciência, o ensino e a pesquisa. A drástica e acentuada redução orçamentária, a falta de investimentos promovida nos últimos anos e o absoluto abandono da instituição científica pelo Governo Federal, resultaram na precariedade insustentável de sua infraestrutura física, até culminar no incêndio devastador. Sem recursos para manutenção e restauração de seus diferentes setores, o Museu Nacional chegou a ser fechado em 2015 por falta de repasses financeiros do governo federal.

O museu é um fundamental e significativo espaço onde estão guardados importantes registros da memória brasileira, e se destaca como uma instituição que impulsiona a ciência e o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. É o mais importante museu de ciências naturais do país e um dos maiores da América Latina. Desde 1946 estava vinculado à UFRJ, que igualmente sofre com drástica redução de recursos. O rico acervo do museu, constituído ao longo de dois séculos, inclui coleções nas áreas de geologia, paleontologia, botânica, zoologia, arqueologia, antropologia biológica e etnologia, além de peças que registram a história indígena no Brasil.

Assim como as demais instituições públicas de ensino e pesquisa do Brasil, a Ufes se solidariza com a comunidade acadêmica do Museu Nacional e da UFRJ, na expectativa de que o tempo possa permitir a recuperação dessa referência científica nacional.

A Administração Central da Ufes

Clique aqui e leia também a nota publicada pela Andifes sobre o incêndio no Museu Nacional.