Ufes promove debates virtuais sobre ações afirmativas em tempos de pandemia

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) promove, a partir desta quarta-feira, 20, o projeto Diálogos afirmativos. O evento é um webinário no qual especialistas debatem com o público temas referentes ao campo das ações afirmativas no contexto da pandemia de COVID-19.

O tema da primeira edição é O cotidiano das mulheres em tempos de pandemia. A transmissão terá início às 16 horas com a presença das convidadas Daniellen Brandão, representante do Fórum de Mulheres do Espírito Santo; Erineusa da Silva, professora de Licenciatura em Educação Física da Ufes; e Crislayne Zeferina, presidente do Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes). A mediação será feita pela diretora em exercício da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Daad/Proaeci), Viviana Corrêa. Os interessados poderão acompanhar por meio do link bit.ly/DialogosAfirmativos (haverá intérprete de Libras) e também pela Rádio Universitária (104.7 FM). 

Os diálogos têm por objetivo fomentar reflexões e debates que contribuam para tornar visível a perspectiva de estudantes indígenas, negros e negras, mulheres, quilombolas, LGBT+, população do campo e pessoas com deficiência acerca dos impactos da pandemia. “Temos a impressão de que esses grupos já vulnerabilizados têm sido impactados pelo desemprego, pela falta de possibilidades de subisistência, pelo aumento da violência doméstica e pelo feminicídio, entre outras questões”, afirma Viviana Corrêa.

O webnário será realizado semanalmente, com transmissões ao vivo. Para os debates, serão convidados professores, técnicos-administrativos, ativistas, estudantes e outros profissionais que trabalhem ou pesquisem temas ligados a ações afirmativas.

O projeto Diálogos Afirmativos é mais uma iniciativa que visa efetivar as propostas contidas na agenda produzida a partir da I Conferência de Ações Afirmativas da Ufes, que ocorreu em 2018. Além da Daad/Proaeci, o evento tem o apoio da Superintendência de Comunicação (Supec) e da Secretaria de Cultura da Ufes (Secult).

 

Texto: Vinícius Fontana
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.